Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Rádio > 2019 > Agosto > Programa Criança Feliz promove o desenvolvimento de crianças com deficiência

Programa Criança Feliz promove o desenvolvimento de crianças com deficiência

publicado  em 26/08/2019 17h38

 
 

LOC: Quando soube da notícia de que a filha Luisa teria microcefalia, Maria de Fátima Coelho conta que sentiu dificuldades e não soube como lidar com a informação. Segundo ela, as visitas realizadas por profissionais do Programa Criança Feliz, do Ministério da Cidadania, foram fundamentais para o desenvolvimento da criança, atualmente com quatro anos. Desde que nasceu, Maria Luisa Coelho Neto recebe as visitadoras do programa, que propõe atividades lúdicas e exercícios com a menina. A família também é orientada sobre os cuidados que devem ser tomados.

SONORA: MARIA DE FÁTIMA COELHO - MÃE DA LUISA

LOC: A microcefalia é uma malformação congênita em que o cérebro não se desenvolve de maneira adequada. Mas tratamentos realizados desde o nascimento podem melhorar a qualidade de vida dessas crianças. Na Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, que segue até próximo dia vinte e oito, o Ministério da Cidadania reforça o alcance do Criança Feliz, capaz de auxiliar na inclusão das crianças com deficiência. A diretora de Atenção à Primeira infância do Ministério, Gilvani Pereira Granjeiro, explica que as visitas realizadas no contexto do programa têm foco na prevenção, proteção e promoção do desenvolvimento infantil.

SONORA: GILVANI PEREIRA - DIRETORA DE ATENÇÃO À PRIMEIRA INFÂNCIA

LOC: Os exercícios propostos são considerados poderosos no auxílio de diversos tratamentos. Até o dia doze deste mês, mais de seiscentas e dez mil crianças foram visitadas por técnicos do programa. Já aderiram ao Criança Feliz dois mil, seiscentos e dezoito municípios.

Para saber mais sobre o programa e outras ações do Ministério da Cidadania que contribuem para a inclusão de pessoas com deficiência, acesse cidadania.gov.br

Reportagem, Diego Queijo