Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Rádio > 2019 > Agosto > Governo estimula voluntariado entre servidores

Governo estimula voluntariado entre servidores

publicado  em 28/08/2019 17h50

 
 

LOC: O Presidente da República, Jair Bolsonaro, assinou, nesta quarta-feira, no Palácio do Planalto, decreto que autoriza a concessão de licença para capacitação se servidores públicos federais para a realização de cursos conjugados com atividades voluntárias. A Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoas está sendo alterada,no total, a ação pode atingir cerca de 620 mil servidores em todo o País.

Outra novidade é que a partir de agora, as atividades voluntárias serão contabilizadas como critério de desempate em concursos públicos. A Instrução Normativa publicada pelo Ministério da Economia estabelece que as horas de atividades voluntárias poderão ser aproveitadas, desde que seja apresentado um certificado emitido pelas entidades habilitadas pelo Programa Nacional de Incentivo ao Voluntariado.

Estas são algumas das medidas propostas pelo Conselho do Programa Nacional de Voluntariado – Pátria Voluntária -, que é presidida pela primeira dama Michele Bolsonaro. O programa foi lançado em julho deste ano e visa incentivar a participação dos cidadãos na promoção de práticas sustentáveis, culturais e educacionais voltadas à população brasileira mais vulnerável. Durante a solenidade, a primeira dama convocou o empenho de todos para ajudar a transformar o País.

SONORA PRIMEIRA-DAMA MICHELLE BOLSONARO

LOC: De acordo com o ministro da Cidadania, Osmar Terra, integrante do Conselho, o Estado não é capaz de resolver sozinho todos os problemas da sociedade. Por isso, o voluntariado se faz tão necessário e merece este reforço dos servidores públicos.

SONORA MINISTRO OSMAR TERRA

LOC: O empreendedor social e representante da plataforma Transforma Brasil, entidade que promove o voluntariado em todo o País, Fábio Silva, ressaltou que as medidas do governo federal irão impulsionar a proposta.

SONORA VOLUNTÁRIO FÁBIO SILVA

LOC: Durante a tarde, o ministro da Cidadania, Osmar Terra, participou da entrega de doações a entidades que atendem pessoas em vulnerabilidade social no Distrito Federal. Durante esta semana, o Programa Pátria Voluntária convidou os colaboradores da Esplanada dos Ministérios a fazerem doações de itens para as instituições sociais. Até o fim deste mês, itens como leite em pó, fraldas infantis e geriátricas serão recebidas na portaria dos blocos, em Brasília.

Vinculado ao Ministério da Cidadania, o Pátria Voluntária tem como objetivo fomentar a prática do voluntariado como ato de humanidade, cidadania e amor ao próximo. O programa também estimula o crescimento do terceiro setor, contribuindo para a transformação do Brasil em um País mais justo e mais solidário.

Para saber mais sobre o Pátria Voluntária ou outros assuntos relacionados ao Ministério da Cidadania, acesse: cidadania.gov.br

Reportagem, Diego Queijo