Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Rádio > 2018 > Setembro > Prazo para preenchimento do Censo Suas começa nesta segunda-feira

Prazo para preenchimento do Censo Suas começa nesta segunda-feira

publicado  em 10/09/2018 10h00
:: Cód.: 28438 - [RÁDIO MDS] Prazo para preenchimento do Censo Suas começa nesta segunda-feira ::

 

LOC: Começa nesta segunda-feira o prazo para preenchimento do Censo do Sistema Único de Assistência Social, o Censo Suas. Nesta primeira etapa, é necessário que gestores municipais e estaduais cadastrem as informações sobre os Centros de Convivência e os Centros de Referência da Assistência Social, os Cras, até o dia 9 de novembro. A partir de 24 de setembro, inicia o prazo para repassar as informações sobre os Centros Especializados de Assistência Social, os Creas, e dos Centros de Atendimento à População de Rua, os Centros Pop.

O levantamento é realizado todos os anos pelo Ministério do Desenvolvimento Social. No Censo Suas, gestores, coordenadores e conselheiros preenchem dados relacionados à gestão e financiamento das ações, os equipamentos, recursos humanos, serviços e à participação social das unidades públicas e da rede privada de Assistência Social. O formulário do Censo Suas está disponível no portal www.mds.gov.br, na aba Assistência Social.

Segundo o diretor de Gestão do Suas do Ministério do Desenvolvimento Social, Allan Camello, o preenchimento dos questionários é um importante instrumento de apoio para estados e municípios no planejamento e na melhoria da gestão das políticas sociais.

SONORA DIRETOR ALLAN CAMELLO 

LOC: O Censo Suas avalia a execução e os resultados dos programas sociais oferecidos à população. Além disso, serve como base para efetuar pagamentos, como o do Índice de Gestão Descentralizada, o IGD. O preenchimento do questionário é feito anualmente pelos gestores estaduais, municipais e conselheiros. Ele permite traçar informações sobre quantidade, serviços e atividades prestados nas unidades de atendimento da Assistência Social, além do perfil dos trabalhadores da área.

Dúvidas sobre o Censo Suas 2018 podem ser esclarecidas pelo telefone 0800-707-2003 ou pelo e-mail vigilanciasocial@mds.gov.br.


Reportagem, André Luiz Gomes.

Ouça aqui (2'41)


 





Para garantir que você sempre receba as nossas mensagens, adicione o endereço do remetente em sua lista de contatos.

Nossa empresa respeita a sua privacidade.
Não desejo receber futuras mensagens