Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Rádio > 2018 > Setembro > Consulta Cidadão permite que beneficiários acessem informações do Cadastro Único

Consulta Cidadão permite que beneficiários acessem informações do Cadastro Único

publicado  em 18/09/2018 17h14
Agência MDS - Release Radio - 13/03/2018 - Bolsa Família registra melhor resultado no acompanhamento da condicionalidade de saúde

 

LOC: Acessar as informações inseridas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal de forma rápida, sem precisar se locomover até um Centro de Referência de Assistência Social, Cras. Essa é uma das facilidades oferecidas pela ferramenta Consulta Cidadão, disponível na internet, no site do Ministério do Desenvolvimento Social.

A plataforma digital permite verificar se a pessoa está cadastrada, descobrir o Número de Inscrição Social, o NIS, e gerar um comprovante para impressão, que pode ser utilizado para solicitar isenção na inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou em concursos públicos.

A ferramenta possibilita ainda que o usuário acompanhe se seus dados estão atualizados no Cadastro Único, para que benefícios, como o Bolsa Família, não sejam cancelados. É o que explica o diretor do Cadastro Único do Ministério do Desenvolvimento Social, Luís Henrique Paiva.
 

SONORA LUÍS ENRIQUE PAIVA - DIRETOR DO CADASTRO ÚNICO

 
LOC: A página Consulta Cidadão está disponível no endereço www.mds.gov.br/consultacidadao. Para acessar as informações, basta digitar o nome completo - igual ao informado no ato da inscrição -, a data de nascimento e o nome da mãe. Em seguida, selecione o estado e o município onde a família está cadastrada.

Também é possível consultar as informações pelo aplicativo MeuCadUnico, disponível para celulares com sistema Android e IOs.
 

Reportagem, André Luiz Gomes.