Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Rádio > 2018 > Outubro > “O Brasil não voltou ao Mapa da Fome”, diz ministro em evento na FAO

“O Brasil não voltou ao Mapa da Fome”, diz ministro em evento na FAO

publicado  em 15/10/2018 17h00
Agência MDS - Release Radio - 13/03/2018 - Bolsa Família registra melhor resultado no acompanhamento da condicionalidade de saúde

 

LOC: O ministro do Desenvolvimento Social, Alberto Beltrame, declarou, nesta segunda-feira, na Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura - FAO, que o Brasil não voltou ao Mapa da Fome. O anúncio foi feito durante o lançamento do relatório “Estado da Segurança Alimentar e Nutricional no Mundo (SOFO) 2018”, em Roma. Beltrame participa da 45ª Sessão do Comitê Mundial de Segurança Alimentar (CSA), na capital italiana. Ele destacou ainda que programas sociais como o Bolsa Família e o Benefício de Prestação Continuada (BPC) contribuíram para a promoção da segurança alimentar e nutricional.

SONORA MINISTRO DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL - ALBERTO BELTRAME

LOC: O ministro ressaltou também outros pilares do governo brasileiro para a garantia do direito humano à alimentação adequada, como o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, o Sisan – que reúne ações de todos os órgãos do governo –, o Programa Nacional de Alimentação Escolar, o Pnae, a assistência técnica e extensão rural ofertada por meio do Programa de Fomento Rural, e o Programa Cisternas – que garante água de qualidade para o consumo e a produção de alimentos.

Segundo a secretária nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do MDS, Lilian Rahal, que acompanha o ministro no evento, as alternativas discutidas durante a reunião do Comitê de Segurança Alimentar vão ao encontro da experiência brasileira. 

SONORA SECRETÁRIA NACIONAL DE SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL DO MDS - LILIAN RAHAL

LOC: Durante a reunião, o Brasil foi condecorado com o Prêmio Prata de Políticas para o Futuro de 2018, em reconhecimento à Política Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica (PNAPO). O ministro do Desenvolvimento Social recebeu a condecoração em nome do governo brasileiro. O prêmio celebra as experiências bem-sucedidas de sistemas agrícolas e alimentares sustentáveis - oito iniciativas estavam na disputa.
 

Reportagem, André Luiz Gomes