Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Rádio > 2018 > Novembro > Bolsa Família: municípios têm até sexta-feira para prestar contas sobre os recursos de gestão

Bolsa Família: municípios têm até sexta-feira para prestar contas sobre os recursos de gestão

publicado  em 28/11/2018 17h37
Agência MDS - Release Radio - 13/03/2018 - Bolsa Família registra melhor resultado no acompanhamento da condicionalidade de saúde

 

LOC: Os municípios têm até esta sexta-feira para prestar contas ao Ministério do Desenvolvimento Social sobre a utilização dos recursos de gestão do Bolsa Família e do Cadastro Único para Programas Sociais em 2017. Até o momento, quase mil municípios ainda não preencheram o formulário obrigatório. Os Estados de Roraima, Pará, Amazonas e Minas Gerais reúnem a maior quantidade de municípios que ainda não entregaram as informações.

Esse recurso é repassado pelo Ministério do Desenvolvimento Social para apoiar as ações voltadas à gestão e execução do Bolsa Família, como custos de internet e aquisição de equipamentos. O coordenador-geral de Execução Orçamentária e Financeira do órgão, Sérgio Monteiro, aponta que caso as informações não sejam registradas no prazo, o repasse fica suspenso até a regularização da prestação de contas.

SONORA COORDENADOR DO MDS SÉRGIO MONTEIRO

LOC: Os dados devem ser lançados no Sistema SuasWeb do Ministério do Desenvolvimento Social, voltado para gestores. A comprovação dos gastos é analisada ainda pelos conselhos locais de Assistência Social, que terão mais um mês para apreciar e validar as contas.

Em 2017, o ministério repassou mais de 499 milhões de reais para a gestão do Bolsa Família e do Cadastro Único nos Estados e municípios. Em 2018, esse valor já supera 380 milhões. A quantia recebida pelos municípios varia conforme o desempenho na gestão dos programas, que é medido pelo Índice de Gestão Descentralizada, o IGD.

Reportagem, André Luiz Gomes