Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Rádio > 2018 > Março > Metade dos alimentos adquiridos pela UFRGS vem da agricultura familiar

Metade dos alimentos adquiridos pela UFRGS vem da agricultura familiar

publicado  em 16/03/2018 17h00
Agência MDS - Release Radio - 21/11/2017 - Osmar Terra apresenta programa Criança Feliz a prefeitos de Santa Catarina

 

LOC: Cinquenta por cento dos alimentos consumidos nos restaurantes da Universidade Federal do Rio Grande Sul são produzidos por agricultores familiares do Estado. Laticínios, carnes e todas as frutas, verduras e hortaliças são entregues, toda semana, para montar o cardápio das mais de 12 mil refeições servidas diariamente na instituição.

A compra é feita por meio da modalidade Compra Institucional do Programa de Aquisição de Alimentos, o PAA, coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Social. Em 2016, a compra foi de 890 mil reais. Já em 2017, foram investidos 4 milhões e 900 mil reais na aquisição de produtos da agricultura familiar. Entre as unidades de ensino do governo federal, a universidade é a que mais investe na Compra Institucional em todo o país.A nutricionista e diretora da divisão de Alimentação, Ludymila Barroso, explica qual foi o motivo que impulsionou a universidade a investir mais do que os 30% exigidos pela legislação federal.

 
SONORA LUDYMILA BARROSO
 
LOC: Segundo o gerente da Cooperativa de Agricultores e Agroindústrias Familiares de Caxias do Sul, Marcos Regelin, que vende para a universidade desde 2016, a Compra Institucional abriu novas portas para a comercialização dos alimentos. Atualmente, a cooperativa vende para mais oito unidades das Forças Armadas no Estado e para escolas, por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar, o Pnae. Regelin ressalta a importância que o programa tem dado para a cooperativa se fortalecer.
 
SONORA MARCOS REGELIN
 
LOC: O ministro do Desenvolvimento Social, Osmar Terra, afirma que o Programa de Aquisição de Alimentos é uma importante ferramenta para combater a extrema pobreza no campo.
 
SONORA MINISTRO OSMAR TERRA

LOC: Pelo destaque, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul será uma das homenageadas, na próxima quinta-feira, pelo governo federal durante o Simpósio Nacional Compras de Alimentos da Agricultura Familiar, em Brasília. O encontro, promovido pelo Ministério do Desenvolvimento Social e pelo Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, tem por objetivo fortalecer as aquisições de alimentos da agricultura familiar por parte dos órgãos da União.Somente na modalidade Compra Institucional a previsão de compras para 2018 é de 300 milhões de reais.

Reportagem, André Luiz Gomes