Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Rádio > 2018 > Março > Compra institucional promove crescimento de cooperativa da agricultura familiar

Compra institucional promove crescimento de cooperativa da agricultura familiar

publicado  em 15/03/2018 09h00
Agência MDS - Release Radio - 21/11/2017 - Osmar Terra apresenta programa Criança Feliz a prefeitos de Santa Catarina

 

LOC: Alisson de Freitas, de 29 anos, aproveita todos os espaços da pequena propriedade de sete mil metros quadrados, em Anápolis, Goiás, para plantar vários tipos de folhagens. Grande parte do que ganha, ele reinveste no plantio. O agricultor conta que aumentou a produção em 30% e gerou emprego graças à venda dos produtos para o Grupamento de Apoio de Anápolis, da Força Aérea Brasileira, por meio da Compra Institucional do Programa de Aquisição de Alimentos, o PAA.
 
SONORA ALISSON DE FREITAS
 
LOC: Dobrar o faturamento com o apoio do Programa de Aquisição de Alimentos. É o que planeja a Cooperativa de Agricultores Familiares de Anápolis, a Cooperanápolis, da qual o Alisson e outras 50 famílias participam. Anteriormente, o grupo de agricultores vendia somente para as escolas do município. Agora, a previsão do contrato com o Grupamento de Apoio de Anápolis é que, até o fim do ano, sejam vendidos, somente pela Cooperanápolis, mais de 800 mil reais em produtos. No total, até o fim de 2018, a unidade militar irá comprar mais de 2 milhões e quatrocentos mil reais dos pequenos produtores.

É a primeira vez que a cooperativa participa de uma chamada pública da modalidade do Compra Institucional, e a expectativa é alta, como conta o presidente da Cooperanápolis, Cleiton Pereira.

SONORA CLEITON PEREIRA

LOC: Para o chefe da seção de Subsistência do Grupamento de Apoio de Anápolis, tenente Mateus Grossi, o programa é uma oportunidade para promover o crescimento econômico da região, ao mesmo tempo, em que oferece comida de qualidade para os militares que trabalham na unidade.

SONORA TENENTE MATEUS GROSSI

LOC: A coordenadora-geral de Aquisição e Distribuição de Alimentos do Ministério do Desenvolvimento Social, Hetel Santos, ressalta que o governo federal está empenhado em fortalecer a agricultura familiar. 

SONORA HETEL SANTOS

LOC: Além do Grupamento de Apoio da Aeronáutica de Anápolis, o Centro de Obtenção da Marinha, no Rio de Janeiro, e o 3º Batalhão de Suprimentos, ligado ao Exército Brasileiro, serão homenageados na próxima semana pelo governo federal durante o Simpósio Nacional Compras de Alimentos da Agricultura Familiar, em Brasília. O encontro, promovido pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, tem por objetivo fortalecer as aquisições de alimentos da agricultura familiar por parte dos órgãos da União.

 
O Programa de Aquisição de Alimentos é coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Social. Somente na modalidade Compra Institucional a previsão de compras para 2018 é de 300 milhões de reais. Cada agricultor familiar poderá vender até o limite de 20 mil reais, por ano, para cada órgão comprador. Já para as cooperativas ou associações, o limite é de 6 milhões por ano, por órgão comprador.

Reportagem, André Luiz Gomes