LOC: Beneficiários do Bolsa Família de todo o Brasil já podem começar a sacar o dinheiro do programa. O pagamento começou na sexta-feira, dia 16./ Neste mês, o governo federal repassa 2 bilhões e 508 milhões de reais às mais de 14 milhões e 100 mil famílias brasileiras aptas a receberem o benefício. Este mês, mais uma vez a fila foi zerada e 190 mil 727 novas famílias foram incluídas no programa.
Para o jovem Marcos Guimarães, de Samambaia, no Distrito Federal, o dinheiro chegou em boa hora. Estudante, hoje ele usa os 87 reais do Bolsa Família para pagar parte da mensalidade da faculdade de recursos humanos. Mas o dinheiro do programa sempre o ajudou nos momentos em que mais precisou.
SONORA MARCOS GUIMARÃES
LOC: Para que as famílias que realmente precisam possam ter acesso ao benefício e não fiquem mais na fila de espera, o Ministério do Desenvolvimento Social vem aperfeiçoando a gestão do Bolsa Família. Além de criar projetos voltados aos beneficiários como o programa Criança Feliz, que estimula o desenvolvimento infantil, e o Plano Progredir, que oferece ações de geração de renda e acesso ao mercado de trabalho. O ministro do Desenvolvimento Social, Osmar Terra destaca a importância do repasse para as famílias mais pobres.
SONORA OSMAR TERRA
LOC: Para saber o dia em que poderá sacar o benefício, é só conferir o Número de Identificação Social, o NIS, que está impresso no cartão do programa. Os que terminam com final 1 podem sacar no primeiro dia do pagamento. Os com final 2, no segundo dia e assim por diante. Os recursos ficam disponíveis para saque por um período de 3 meses. Para saber a data de pagamento, basta acessar a página oficial do Ministério do Desenvolvimento Social no endereço facebook.com/ministeriododesenvolvimentosocial.
Reportagem, Diego Queijo
Ouça aqui (2'55)
|