Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Rádio > 2018 > Maio > MDS lança programa de educação financeira voltado às mulheres beneficiárias do Bolsa Família

MDS lança programa de educação financeira voltado às mulheres beneficiárias do Bolsa Família

publicado  em 16/05/2018 10h58
Agência MDS - Release Radio - 15/05/2018 - MDS lança programa de educação financeira <br /> voltado às mulheres beneficiárias do Bolsa Família

 

LOC: Um programa do governo federal vai oferecer educação financeira para melhorar a gestão do orçamento familiar e garantir autonomia para mais de 200 mil famílias. Esse é o objetivo do Futuro na Mão: dando um jeito na vida financeira, que vai proporcionar conhecimentos e ferramentas de educação financeira às beneficiárias do Bolsa Família. O programa foi lançado pelo Ministério do Desenvolvimento Social nessa segunda-feira, em São Paulo, e tem a parceria da Associação de Educação Financeira do Brasil (AEF-Brasil), com financiamento do Banco Mundial e da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

Mais de três mil beneficiárias de 80 famílias e cerca de 200 trabalhadores dos Centros de Referência de Assistência Social, o CRAS, de todas as regiões brasileiras foram acompanhados para entender o perfil psicológico e como as decisões financeiras são tomadas dentro das famílias. A ideia é que essas mulheres possam quebrar o ciclo da pobreza entre gerações.

Segundo o ministro do Desenvolvimento Social, Alberto Beltrame, é mais uma ação do governo federal que visa dar autonomia às pessoas de baixa renda para que conquistem sua independência financeira.

SONORA Alberto Beltrame – ministro do Desenvolvimento Social

LOC:O secretário Nacional de Renda de Cidadania do Ministério do Desenvolvimento Social, Tiago Falcão, conta que durante 4 anos o programa registrou o impacto da tecnologia na vida das famílias.

SONORA Tiago Falcão - secretário Nacional de Renda de Cidadania

LOC:Para a superintendente da Associação de Educação Financeira (AEF) do Brasil, Cláudia Forte, o programa consegue ensinar para as famílias, de forma simplificada, que é possível ter uma vida financeira saudável e que torna as mulheres mais independentes.

SONORA Cláudia Forte - superintendente da Associação de Educação Financeira (AEF) do Brasil

LOC:Nesta primeira fase do Futuro na Mão, que será executada até dezembro, 560 municípios serão convidados a aderir à iniciativa. As oficinas de educação financeira serão ministradas por gestores capacitados durante três encontros oferecidos nos CRAS, dentro do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família. Cada encontro vai ter objetivos específicos como formação de reservas, planejamento financeiro e controle de dívidas.

O ciclo de formação dos técnicos da rede Sistema Único de Assistência Social (Suas) responsáveis por realizar as oficinas começa nesta terça-feira (15), em São Paulo, primeiro Estado a receber a Semana de Formação. Ao todo, estão previstas 10 semanas de capacitação e a formação de 1,2 mil facilitadores.

Reportagem, Carolina Graziadei