Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Rádio > 2018 > Maio > Bolsa Família atende mais de 13,9 milhões de beneficiários em maio

Bolsa Família atende mais de 13,9 milhões de beneficiários em maio

publicado  em 18/05/2018 11h16
Agência MDS - Release Radio - 21/11/2017 - Osmar Terra apresenta programa Criança Feliz a prefeitos de Santa Catarina

 

LOC: O pagamento de maio do Bolsa Família começa nesta quinta-feira (17), em todo o país. Mais de 13,9 milhões de beneficiários do programa já podem sacar o dinheiro. Neste mês, o valor repassado pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) é de mais de R$ 2,4 bilhões, e o valor médio do benefício para cada família é de R$ 178,46.

Uma das beneficiárias é a Francisca Eulália de Oliveira, moradora de Açailândia, no Maranhão. Desempregada e mãe de dois filhos, ela solicitou o benefício em março e, logo no mês seguinte, passou a fazer parte do programa. O dinheiro, segundo ela, ajudou na alimentação das crianças.

SONORA FRANCISCA EULÁLIA DE OLIVEIRA

LOC: Em maio, mais uma vez a fila foi zerada e 254.551 novas famílias foram incluídas no programa. Isso significa que todas as pessoas inscritas no Cadastro Único com perfil para participar do Bolsa Família, com dados atualizados há menos de 24 meses e sem divergências entre as informações cadastrais e outras bases de dados, estão sendo selecionadas e ingressando automaticamente.

Para o ministro do Desenvolvimento Social, Alberto Beltrame, o papel do governo federal vai além do complemento na renda dessas famílias, buscando também incentivar que essas pessoas saiam da pobreza. Um exemplo é o programa Futuro na Mão: dando um jeito na vida financeira, lançado nesta semana e que oferece ferramentas e educação financeira aos beneficiários do Bolsa Família.

SONORA MINISTRO ALBERTO BELTRAME 

LOC: O programa é uma parceria entre o Ministério do Desenvolvimento Social e a Associação de Educação Financeira do Brasil, com financiamento do Banco Mundial e da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, a Unesco.

O pagamento do benefício do Bolsa Família segue um calendário. Para saber o dia em que poderá sacar, o beneficiário deve conferir o Número de Identificação Social, o NIS, impresso no cartão do programa. Os que terminam com final um podem sacar no primeiro dia do pagamento. Os com final dois, no segundo dia, e assim por diante. Os recursos ficam disponíveis para saque por um período de três meses. Para saber a data de pagamento em cada mês, basta acessar a página oficial do Bolsa Família no Facebook: facebook.com/bolsafamilia.

Reportagem, Diego Queijo.