Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Rádio > 2018 > Maio > Abertos novos editais para compra de alimentos da agricultura familiar na Bahia e em Minas Gerais

Abertos novos editais para compra de alimentos da agricultura familiar na Bahia e em Minas Gerais

publicado  em 07/05/2018 16h58
Agência MDS - Release Radio - 21/11/2017 - Osmar Terra apresenta programa Criança Feliz a prefeitos de Santa Catarina

 

LOC: Agricultores familiares de Minas Gerais e da Bahia terão oportunidades de negócios. O Hospital Geral de Juiz de Fora do Exército e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia vão investir um total de 226 mil reais para aquisição de produtos da agricultura familiar. São dois editais abertos para a compra de alimentos como: frutas, legumes, ovos, queijos, farinhas, feijão e pimentas por meio da modalidade Compra Institucional do Programa de Aquisição de Alimentos, o PAA, coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Social . A agricultora familiar Lariane Santos, da região de Retirolândia na Bahia, está se preparando para participar. De acordo com Lariane, que é diretora da União das Cooperativas da Agricultura Familiar, o mercado criado pelo PAA mostra como o programa é importante.  

SONORA :Lariane Santos- Agricultora familiar diretora da UNICAFES BA

LOC: O Hospital Geral de Juiz de Fora do Exército Brasileiro vai investir R$ 48 mil reais na compra de legumes, verduras, frutas, ovos e queijos. Esses alimentos serão consumidos pelos pacientes e também pelos funcionários. Já o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia investirá R$ 178 mil reais na compra de farinhas, feijão, legumes, frutas e pimentas, alimentos que serão consumidos pelos cerca de mil e duzentos estudantes universitários. O diretor Administrativo do Instituto, Ozéias Pires Silva,  afirma que promover a inclusão social e econômica incentivando uma alimentação saudável é um dos objetivos da ação.

SONORA:Ozéias Pires Silva- Diretor Administrativo do Instituto

LOC: O prazo para envio das propostas no Hospital Geral de Juiz de Fora vai até o dia 15 de maio. Para o edital do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia a data de envio termina no dia 21 de maio. Segundo a Coordenadora Geral de Aquisição e Distribuição de Alimentos do Ministério do Desenvolvimento Social, Hétel Santos, o governo está trabalhando para assegurar o fortalecimento da agricultura familiar, gerando renda e inclusão social.

SONORA: Hetel Santos

LOC: A legislação determina que pelo menos 30% dos alimentos adquiridos para abastecer órgãos federais venham da agricultura familiar. O Ministério do Desenvolvimento Social está trabalhando para que mais órgãos públicos comprem dos pequenos agricultores. Para saber mais sobre as chamadas públicas abertas em todo o país, é só acessar o portal www.comprasagriculturafamiliar.gov.br

Reportagem : Roberto  Rodrigues