LOC: Com o objetivo de estimular os agricultores familiares a comercializar seus produtos e promover o acesso à alimentação de boa qualidade, o Ministério do Desenvolvimento Social promove o décimo primeiro Simpósio de Compras de Alimentos da Agricultura Familiar, em Marabá, no Estado do Pará. O evento será nesta quinta-feira, dia 28, e vai reunir representantes de órgão públicos federais, estaduais e municipais, além de cooperativas e pequenos produtores rurais.
O ministério, gestor do Programa de Aquisição de Alimentos, o PAA, tem o compromisso de aumentar as compras dos agricultores familiares, como explica a coordenadora geral de Aquisição e Distribuição de Alimentos do órgão, Hétel Santos.
SONORA HÉTEL SANTOS - COORDENADORA GERAL DE AQUISIÇÃO E DISTRIBUIÇÃO DE ALIMENTOS DO MDS
LOC: A agricultora Vitalina Orneles produz hortaliças, frutas, verduras e legumes no interior de Marabá. Junto a familiares e vizinhos, formou uma cooperativa de agricultores familiares para produzir apenas na região. Como os negócios prosperaram, hoje ela vende para todo o Estado, sendo, inclusive, membro da União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária do Pará. Segundo ela, as compras governamentais trazem mais segurança financeira.
SONORA VITALINA ORNELES- AGRICULTORA FAMILIAR
LOC:Desde abril do ano passado, o Ministério do Desenvolvimento Social promove simpósios como esse por todo o país. E o resultado tem sido o aumento do volume de produtos comercializados entre agricultores familiares e órgãos públicos. A lei determina que, no mínimo, 30% dos alimentos adquiridos pela administração pública federal venham da agricultura familiar. No Estado do Pará, o potencial de compras dos órgãos públicos federais chega a cerca de R$ 60 milhões de reais.//
Reportagem, Roberto Rodrigues
|