Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Rádio > 2018 > Junho > Ações do governo federal, Estados e municípios combatem o trabalho infantil

Ações do governo federal, Estados e municípios combatem o trabalho infantil

publicado  em 12/06/2018 19h30
Agência MDS - Release Radio - 12/06/2018 - Ações do governo federal, Estados e municípios <br /> combatem o trabalho infantil

 

LOC: Mais de quatro milhões de crianças já foram retiradas do trabalho infantil no Brasil, mas um milhão ainda vive essa realidade. A prática é considerada uma das violações mais graves dos direitos das crianças e adolescentes e a Organização das Nações Unidas, ONU, estabelece 2025 como o ano limite para a eliminação de todas as formas de exploração desse público. Nesta terça-feira, Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, o Ministério do Desenvolvimento Social destaca as diversas ações em parceria com Estados e municípios para que a meta possa ser cumprida no país.

O Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, o PETI, existe há 12 anos e atua com ações nas áreas de assistência social, educação e trabalho para combater a prática por meio da prevenção, proteção social e de fiscalização, como explica a diretora de Proteção Social Especial do Ministério do Desenvolvimento Social, Mariana Neris.

SONORA MARIANA NERIS – DIRETORA DE PROTEÇÃO SOCIAL ESPECIAL

LOC:Dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, Pnad, de 2014, mostram que o perfil do trabalho infantil no Brasil é formado por adolescentes maiores de 14 anos, que vivem no meio urbano, atuam no comércio e em negócios familiares. Estados e municípios com altos índices de trabalho infantil recebem recursos do governo federal, para incentivar a prevenção do trabalho infantil. Mariana Neris comenta que essa é uma das ações desenvolvidas pelo MDS.

SONORA MARIANA NERIS – DIRETORA DE PROTEÇÃO SOCIAL ESPECIAL

LOC:O Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil foi tema do Papo Social. O programa da Assessoria de Comunicação do MDS está disponível na página oficial do Ministério no Facebook. A Campanha de 2018 contra o Trabalho Infantil também foi lançada nesta terça-feira pelo ministério. Para mais informações, acesse mds.gov.br.

Reportagem, Carolina Graziadei