Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Rádio > 2018 > Janeiro > MDS promove campanha para combater preconceito à população Trans na Assistência Social

MDS promove campanha para combater preconceito à população Trans na Assistência Social

publicado  em 31/01/2018 20h15
Agência MDS - Release Radio - 21/11/2017 - Osmar Terra apresenta programa Criança Feliz a prefeitos de Santa Catarina

 

LOC: Garantir um atendimento de qualidade e combater o preconceito contra transexuais e travestis em serviços do Sistema Único de Assistência Social, como os CRAS e os CREAS. Para isso, o Ministério do Desenvolvimento Social lançou, nesta quarta-feira, a campanha Suas sem Transfobia, em Brasília. As situações de violência e de violação de direitos contra a população Trans foram debatidas em uma oficina que contou com a participação  de representantes de movimentos sociais e do governo federal.

Durante a oficina, a secretária nacional de Assistência Social, Carminha Brant, destacou a importância de se discutir sobre o preconceito institucional e aprender com as demandas dessa população.

SONORA SECRETÁRIA CARMINHA BRANT

LOC: De acordo com a presidente da Rede Nacional de Pessoas Trans, Thatiane Araújo, a ação deve ser replicada em outras áreas do governo e da sociedade para dar maior visibilidade e respeito a esta população.

SONORA CONSELHEIRA THATIANE ARAÚJO

LOC: Ludimila Santiago é transexual e recebeu atendimento no Centro de Referência Especializado da Assistência Social, o Creas Diversidade, localizado no Distrito Federal. Ela conta que o atendimento especializado proporcionou confiança e melhoria na autoestima.

SONORA LUDIMILA SANTIAGO

LOC: A Transfobia é o preconceito e a discriminação em razão da identidade de gênero, contra travestis e transexuais. Uma pessoa transexual possui uma identidade de gênero diferente do seu sexo biológico. De acordo com o Censo Suas de 2016, 74% dos Creas confirmaram ter atendido situações de violência e violação de direitos devido à orientação sexual.

Reportagem, Diego Queijo


 

registrado em: , ,