Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Rádio > 2018 > Fevereiro > Batalhão do Exército comprará alimentos da agricultura familiar em Rondônia

Batalhão do Exército comprará alimentos da agricultura familiar em Rondônia

publicado  em 28/02/2018 15h58
Agência MDS - Release Radio - 23/02/2018 - Prêmio Progredir: finalistas são divulgados

 

LOC: Os agricultores familiares de Rondônia têm a oportunidade de vender mais de meio milhão de reais em alimentos para o Exército Brasileiro. É que o quinto Batalhão de Engenharia e Construção, em Porto Velho, abriu, pela primeira vez, uma chamada pública para a compra de alimentos por meio da modalidade Compra Institucional, do Programa de Aquisição de Alimentos, o PAA, coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Social. 

Na lista, estão mais de 100 tipos de produtos que o batalhão deseja comprar, como frutas, verduras, legumes e hortaliças, biscoitos, peixes e carnes, laticínios e alimentos típicos da região, como a castanha do Brasil e polpas de frutas. Os agricultores familiares e cooperativas podem entregar as propostas e os documentos de habilitação até o dia 7 de março.

Da parte dos agricultores familiares, a expectativa também é alta pela possibilidade de conquistar um mercado garantido. O presidente da Cooperativa dos Produtores Rurais Porto Verde, de Porto Velho, em Rondônia, Hélio Guimarães, afirmou que irá propor a venda de 30 produtos diferentes. 

SONORA PRESIDENTE COOPVERDE HELIO GUIMARAES

LOC: De acordo com o secretário nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, Caio Rocha, a compra contribui também para a qualificação da agricultura familiar. 

SONORA secretário caio rocha

LOC: Na modalidade Compra Institucional do PAA, cada agricultor familiar poderá vender até o limite de R$ 20 mil, por ano, para cada órgão comprador. Já as cooperativas ou associações, o limite é de R$ 6 milhões por ano, por órgão comprador.

Para saber sobre as chamadas públicas abertas em todo o país, é só acessar o portal www.comprasagriculturafamiliar.gov.br.

Reportagem, André Luiz Gomes