Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Rádio > 2018 > Dezembro > Seminário Internacional debate políticas que promovam a superação da pobreza

Seminário Internacional debate políticas que promovam a superação da pobreza

publicado  em 11/12/2018 20h00
Agência MDS - Release Radio - 11/12/2018 - Seminário Internacional debate políticas que <br /> promovam a superação da pobreza

 

LOC: As ações desenvolvidas pelo Ministério do Desenvolvimento Social para o enfrentamento das desigualdades sociais no Brasil são o tema do Seminário Internacional Superando a Pobreza de Forma Sustentável, que está sendo realizado nesta terça e quarta-feira, em Brasília.

O evento discute as ações que amenizam os efeitos da pobreza, como o Bolsa Família, e os programas criados para construir as condições de superação da situação de dependência de políticas de transferência de renda. O programa Criança Feliz, que promove o desenvolvimento infantil, e o Plano Progredir, que tem foco no estímulo ao empreendedorismo e acesso ao mercado e trabalho, são exemplos das políticas construídas para gerar a emancipação das famílias.

Durante a abertura do evento, o ministro do Desenvolvimento Social, Alberto Beltrame, destacou o fortalecimento do Plano Progredir, que tem entre os pilares a oferta de microcrédito, a qualificação profissional, o estímulo ao empreendedorismo e à educação financeira, com foco no público do Cadastro Único. De acordo com Beltrame, programas como o Criança Feliz e o Progredir servem como exemplos de políticas públicas inovadoras, que irão modificar a vida das pessoas de baixa renda a curto e médio prazo.

SONORA Alberto Beltrame - ministro do Desenvolvimento Social

LOC:Estudos científicos demostram que o período de maior desenvolvimento das competências humanas é a primeira infância. E é nessa fase que o Criança Feliz atua. Em dois anos de programa, mais de 422 mil pessoas, entre gestantes e crianças, receberam, semanalmente, orientações em casa de visitadores capacitados. O programa contabiliza mais de 9 milhões de atendimentos em todo o país.

Idealizador do programa, o deputado federal e futuro ministro da Cidadania e Ação Social, Osmar Terra, disse que o programa cuida do início da vida para que a criança possa desenvolver todo o seu potencial.

SONORA Osmar Terra – deputado federal

LOC:O alcance do programa chamou a atenção de gestores internacionais, que têm como referência a experiência brasileira. A China desenvolve um programa similar que atende cerca de cinco mil crianças. A diretora do Centro de Desenvolvimento da Criança na Fundação de Desenvolvimento e Pesquisa da China, Mary Young, destaca que o Criança Feliz é um exemplo de sucesso ao atender um número expressivo de pessoas em pouco tempo.

SONORA Mary Young - diretora do Centro de Desenvolvimento da Criança na Fundação de Desenvolvimento e Pesquisa da China

LOC:A geração de emprego e renda e a inclusão social de beneficiários do Bolsa Família também foram destaque no seminário. Por meio do Plano Progredir, instituições parceiras oferecem cursos de capacitação, vagas no mercado de trabalho e microcrédito para que as famílias de baixa renda possam conseguir sua autonomia financeira. Mais de 100 mil pessoas já foram qualificadas, mais de mil e novecentos cursos, entre presencial e a distância, estão sendo oferecidos no site do Progredir, e R$ 4,7 bilhões foram concedidos em microcrédito para que os beneficiários possam abrir ou qualificar o seu próprio negócio.

De acordo com o secretário adjunto de Inclusão Social e Produtiva, Rodrigo Zerbone, o plano está transformando a realidade das pessoas mais vulneráveis do país.

SONORA Rodrigo Zerbone – secretário adjunto de Inclusão Social e Produtiva

LOC:Promovido pelo Ministério do Desenvolvimento Social, o Seminário Internacional Superando a Pobreza de Forma Sustentável reuniu gestores e técnicos da Assistência Social, especialistas internacionais e representantes da sociedade civil e de instituições privadas.

Na quarta-feira, dia 12, estão programados uma feira de oportunidades com parceiros e um encontro com beneficiários de destaque do Plano Progredir, em Brasília.

Reportagem, Carolina Graziadei