Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Rádio > 2018 > Dezembro > Qualificação profissional e parceria com iniciativa privada garantem oportunidade para adolescentes

Qualificação profissional e parceria com iniciativa privada garantem oportunidade para adolescentes

publicado  em 21/12/2018 12h51
Agência MDS - Release Radio - 13/03/2018 - Bolsa Família registra melhor resultado no acompanhamento da condicionalidade de saúde

 

LOC: A dedicação e responsabilidade dos adolescentes, além do envolvimento da iniciativa privada são alguns dos ingredientes que fazem o Programa Pró-Cidadão ter sucesso no município de Morrinhos, em Goiás. Assim como o Plano Progredir, coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Social, o programa goiano tem como objetivo capacitar cidadãos oferecendo melhores condições para o ingresso no mercado de trabalho.

Gabriel Dias Cunha, 19 anos, é um dos milhares de jovens que passaram pelo programa. Ele já estagiou em três empresas do município e, na última, foi efetivado aos 18 anos.


SONORA GABRIEL DIAS CUNHA

LOC: De acordo com a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Terezinha Rosaria do Amaral, o programa atua em um momento crítico, quando as drogas e a criminalidade podem atrapalhar o desenvolvimento dos jovens.

SONORA SECRETÁRIA DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL TEREZINHA AMARAL

LOC: Terezinha destaca que a iniciativa é um sucesso porque também conta com a parceria de empresas do município que compraram a ideia. Para o secretário de Inclusão Social e Produtiva do Ministério do Desenvolvimento Social, Vinícius Botelho, programas como esse aproveitam uma janela de oportunidades e adequam a formação dos jovens à demanda do mercado. 

SONORA SECRETÁRIO VINÍCIUS BOTELHO

LOC: O Programa Pró-Cidadão foi um dos vencedores do prêmio Plano Progredir no início deste ano. 

Reportagem, André Luiz Gomes.