Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Rádio > 2018 > Dezembro > Programa Crescer atua para garantir renda e cidadania a jovens de Boa Vista

Programa Crescer atua para garantir renda e cidadania a jovens de Boa Vista

publicado  em 21/12/2018 17h44
Agência MDS - Release Radio - 13/03/2018 - Bolsa Família registra melhor resultado no acompanhamento da condicionalidade de saúde

 

LOC: Incentivar os jovens para que tenham a própria renda e possam, assim, exercer sua cidadania é um dos objetivos do programa Crescer, desenvolvido há quase 15 anos pela prefeitura de Boa Vista, em Roraima.

O público-alvo do programa são 500 jovens de 15 a 25 anos que se encontram em situação de vulnerabilidade social e fora do mercado de trabalho. O foco é a inclusão, com ações articuladas nas áreas de educação, saúde, assistência, esporte, produção artística e geração de renda. Nas oficinas de trabalho do Crescer, os participantes também aprendem a confeccionar e a vender produtos, como no caso da estudante Luísa Costa. Ela aprendeu as práticas da costura e do artesanato no curso de moda e já recebeu seu primeiro dinheiro.

SONORA luisa costa

LOC: Segundo Luísa, o programa impulsionou seu crescimento pessoal e profissional. Com o aumento nas vendas, ela quer ir mais longe.

SONORA luisa costa

LOC: Segundo o secretário adjunto da Secretaria Municipal de Gestão Social e um dos criadores do Crescer, Moacir Collini, muitos dos jovens que chegam ao programa têm dificuldades de inclusão na sociedade. O trabalho, então, é incentivar para que se tornem protagonistas dos próprios sonhos. 

SONORA MOACIR COLLINI

LOC: A prefeitura é parceira do governo federal por meio do Plano Progredir e foi premiada em 2018 como a melhor iniciativa de inclusão produtiva do Norte do país. O secretário nacional de Inclusão Social e Produtiva, Vinícius Botelho, fala sobre a importância de projetos dedicados aos jovens, que enfrentam mais dificuldades para ingressar no mundo do trabalho por causa da falta de experiência.

SONORA SECRETÁRIO VINÍCIUS BOTELHO

LOC: O Plano Progredir reúne ações de qualificação profissional, incentivo ao empreendedorismo e acesso ao mercado de trabalho, além de inclusão digital e educação financeira. Para mais informações, acesse mds.gov.br.


Reportagem, Diego Queijo.