Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Rádio > 2018 > Dezembro > MDS transfere mais 189 venezuelanos para o interior do país nesta terça-feira (18)

MDS transfere mais 189 venezuelanos para o interior do país nesta terça-feira (18)

publicado  em 18/12/2018 18h44

 

LOC: Depois de deixar a Venezuela e passar meses de incertezas com relação ao futuro, o imigrante Jesus Meza Patino terá um Natal de muita alegria e esperança ao lado da família em Santo Antônio da Patrulha, no Rio Grande do Sul.

SONORA: JESUS PATINO

LOC: Jesus e a família deixaram a capital de Roraima, Boa Vista, em uma aeronave da FAB. Durante a viagem que ocorreu nesta terça-feira, 189 venezuelanos foram transferidos para o Sul e o Sudeste do país. 107 pessoas foram para o Rio Grande do Sul e 82 para São Paulo. A ação é mais uma etapa da missão humanitária de interiorização realizada pelo governo federal com o objetivo de transportar os imigrantes que chegam ao país pela fronteira para outros estados.
O ministro do Desenvolvimento Social, Alberto Beltrame, acompanhou a viagem e destacou a importância de manter os laços das famílias que chegam ao país.

SONORA: MINISTRO ALBERTO BELTRAME

LOC: Em Santo Antônio da Patrulha, eles ficarão em um abrigo preparado especialmente para acolher 51 venezuelanos, que também receberão aulas de Português, ministradas em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande, a Furg. O vice-prefeito da cidade, José Francisco da Luz, falou do sentimento de oferecer apoio aos imigrantes e da expectativa para a oferta de emprego nos setores de metalurgia e agronegócio do município.

SONORA: JOSÉ FRANCISCO DA LUZ

LOC: O vice-prefeito fez parte de uma comitiva de 10 representantes de municípios gaúchos que visitou três abrigos em Roraima. A viagem foi realizada a convite do MDS para sensibilizar as lideranças locais a receberem venezuelanos por meio do processo de interiorização. No Rio Grande do Sul, a cidade de Viamão e a capital, Porto Alegre, também receberam imigrantes na transferência desta terça-feira.  
Ao todo, 3.602 venezuelanos já foram encaminhados pelo governo federal para outras regiões do país.
Para mais informações sobre as ações e programas do MDS, acesse, mds.gov.br

Reportagem, Diego Queijo