Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Rádio > 2018 > Dezembro > Inclusão profissional de jovens de baixa renda é debatida em Seminário Internacional

Inclusão profissional de jovens de baixa renda é debatida em Seminário Internacional

publicado  em 12/12/2018 19h20
Agência MDS - Release Radio - 12/12/2018 - Inclusão profissional de jovens de baixa renda <br /> é debatida em Seminário Internacional

 

LOC: Incluir produtivamente os jovens de baixa renda e oferecer mais oportunidades de trabalho aos que são beneficiários do Bolsa Família, com ênfase na área de Tecnologia da Informação, foi o tema do segundo dia de debates do Seminário Internacional Superando a Pobreza de Forma Sustentável, promovido pelo Ministério do Desenvolvimento Social, nesta quarta-feira, em Brasília.

Ao longo do dia, diversas empresas e instituições apresentaram iniciativas para estudantes que fazem parte do Cadastro Único e são medalhistas da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). Levantamento realizado pelo MDS aponta que, nos últimos anos, cerca de mil jovens medalhistas na Obmep faziam parte do Bolsa Família.

Para o secretário de Inclusão Social e Produtiva, Vinícius Botelho, é dever do Estado gerar oportunidades para que esses jovens se desenvolvam ainda mais e melhorem de vida.

SONORA Vinícius Botelho – secretário de Inclusão Social e Produtiva

LOC:A estudante Emillen de Souza, de 13 anos, mora em Valparaíso de Goiás e recebeu medalhas de prata e bronze na Olimpíada de Matemática. Ela é beneficiária do Bolsa Família e conta que a competição fortaleceu o sonho de cursar o ensino superior e trabalhar com o que mais gosta: a matemática.

SONORA Emillen de Souza - estudante

LOC:O seminário internacional foi transmitido simultaneamente para outros jovens medalhistas em Salvador, Fortaleza e Belo Horizonte. De acordo com a coordenadora geral de Inclusão Produtiva no Ministério do Desenvolvimento Social, Alessandra Xavier, o evento teve um papel fundamental de mostrar aos jovens que o governo federal está comprometido em oferecer mais oportunidades de emprego e renda.

SONORA Alessandra Xavier - coordenadora geral de Inclusão Produtiva

LOC:A Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom) é uma das parceiras do Progredir. De acordo com o presidente, Sérgio Paulo Gallindo, o trabalho realizado pelo governo federal é essencial para que o setor contrate mão de obra qualificada, a fim de garimpar talentos entre os beneficiários do Programa Bolsa Família nas regiões mais pobres do país.

SONORA Sérgio Paulo Gallindo - presidente da Brasscom

LOC:O seminário também abriu espaço para uma feira onde eram apresentadas possibilidades de cursos e programas de qualificação profissional aos participantes. Além disso, os alunos visitaram a sede da filial da Microsoft em Brasília, onde participaram de uma palestra sobre Ciência da Computação.

Durante os dois dias do Seminário Internacional Superando a Pobreza de Forma Sustentável, palestrantes discutiram sobre as políticas de desenvolvimento da primeira infância, empreendedorismo e qualificação profissional em parcerias público-privadas.

Reportagem, Carolina Graziadei