LOC: O ministro do Desenvolvimento Social, Osmar Terra, lançou nesta sexta-feira o Programa Criança Feliz no Espírito Santo. O evento ocorreu em Marataízes, município localizado no litoral sul do Estado, e marcou o início das visitas domiciliares do programa federal de atenção à primeira infância. De acordo com o ministro, o Criança Feliz surgiu com base no Marco Legal da Primeira Infância para contribuir com o desenvolvimento das crianças nos primeiros mil dias de vida e romper o ciclo da pobreza no Brasil.
Sonora MINISTRO OSMAR TERRA
LOC: Os municípios capixabas que aderiram ao programa já receberam R$ 1,4 milhão em repasses do governo federal para implantação. Segundo o governador em exercício, César Colnago, o objetivo é levar o programa a outros municípios.
Sonora CESAR COLNAGO
LOC: Após a solenidade, o ministro Osmar Terra acompanhou a visita domiciliar a uma das famílias atendidas pelo programa. Moradora do bairro Candinha, em Marataízes, Geuciane Araújo está no sétimo mês de gestação. Mãe de seis filhos e beneficiária do Bolsa Família, ela acredita que o Criança Feliz provoca mudanças no comportamento dos pais, trazendo ganhos para toda a família.
Sonora GEUCIANE
LOC: Um dos visitadores do município Michael de Oliveira conta que a resposta das famílias é favorável ao programa e a evolução no desenvolvimento das crianças é visível.
Sonora MICHAEL
LOC: Coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Social, o Criança Feliz é o programa do governo federal para o desenvolvimento integral infantil. Até o momento, 2.614 municípios aderiram à iniciativa, e a visitação domiciliar já ocorre em 636 cidades. A expectativa do governo federal é atender cerca de 4 milhões de crianças até 2018.
Reportagem, Roberto Rodrigues