Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Rádio > 2017 > Outubro > MDS promove simpósio para estimular compras da agricultura familiar em Rondônia

MDS promove simpósio para estimular compras da agricultura familiar em Rondônia

publicado  em 30/10/2017 18h28
Agência MDS - Release Radio - 30/10/2017 - MDS promove simpósio para estimular compras da agricultura familiar em Rondônia

 

LOC: Com o objetivo de ampliar o mercado para os agricultores familiares gerando renda e inclusão produtiva, o Ministério do Desenvolvimento Social realiza, nesta semana, a nona edição do Simpósio Compras de Alimentos da Agricultura Familiar./ O evento vai ocorrer em Porto Velho, capital de Rondônia, com a participação de agricultores familiares, cooperativas e representante de órgãos públicos federais, estaduais e municipais para estimular que eles comprem produtos da agricultura familiar./ A estratégia faz parte do Programa de Aquisição de Alimentos, o PAA, coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Social./ A coordenadora-geral de Aquisição e Distribuição de Alimentos do ministério, Hetel Santos, afirma que o governo federal está trabalhando para ampliar as oportunidades e promover o acesso da população à alimentação de boa qualidade.

Sonora Hetel Santos- Coordenadora-geral de Aquisição e Distribuição de Alimentos do MDS


LOC: A agricultora Vitalina Orneles produz hortaliças, frutas, verduras e legumes no interior de Rondônia./ Junto com familiares e vizinhos, formou uma cooperativa de agricultores familiares. O negócio prosperou e hoje ela já vende para todo o Estado. Ela diz que as compras governamentais trazem segurança financeira e fala sobre a importância deste simpósio.

Sonora Vitalina Orneles- Agricultora familiar


LOC: O Ministério do Desenvolvimento Social vem realizando os simpósios desde abril em todas as regiões do país. O resultado é positivo com o aumento no volume comercializado pelos agricultores familiares para os órgãos públicos./ A lei determina que, no mínimo 30% dos alimentos adquiridos pela administração pública federal, venham da agricultor familiar./ No Estado de Rondônia, o potencial de compras dos órgãos públicos é de 50 milhões de reais.

Reportagem, Roberto Rodrigues