LOC: Debater a legislação e apresentar as novas regras para concessão de benefícios com o objetivo de reduzir o número de processos judiciais previdenciários./ Esse é o lema da 5ª edição da Semana Nacional de Integração com o Judiciário./ O evento é promovido pelo Ministério do Desenvolvimento Social em parceria com o Instituto Nacional do Seguro Social, o INSS, e a Advocacia Geral da União./ O secretário-executivo do ministério, Alberto Beltrame, participou da abertura do evento./ Na ocasião, ele ressaltou que o governo federal se preocupa em fazer uma boa gestão dos benefícios para garantir que eles cheguem a quem realmente precisa./
Sonora ALBERTO BELTRAME
LOC: Os conflitos em matéria previdenciária costumam desaguar no Poder Judiciário antes mesmo de cumprirem todas as etapas de recurso disponíveis na esfera administrativa. Segundo a advogada-geral da União, ministra Grace Mendonça, o encontro serve para estudar mecanismos que inibam a judicialização excessiva dessas questões e buscar soluções que contribuam para limitar a duração dos processos.
Sonora GRACE MENDONÇA
LOC: Para o presidente substituto do INSS, José Orlando Cardoso, é preciso discutir também inovações legislativas que melhorem o andamento dos processos.
Sonora JOSÉ CARDOSO
LOC: A Semana de Integração termina no dia 27 de outubro. Durante o evento, os procuradores seccionais federais ainda farão visitas aos magistrados de sua área de atuação para apresentar as inovações da gestão do auxílio-doença e detalhar os efeitos de sua aplicação.
Reportagem, Roberto Rodrigues