Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Rádio > 2017 > Outubro > Governo federal promove encontro para fortalecer combate ao trabalho infantil

Governo federal promove encontro para fortalecer combate ao trabalho infantil

publicado  em 30/10/2017 18h12
Agência MDS - Release Radio - 30/10/2017 - Governo federal promove encontro para fortalecer combate ao trabalho infantil

 

LOC: Fortalecer a participação e articulação dos governos locais e da sociedade civil na prevenção e erradicação do trabalho infantil./ Este é o objetivo do quarto Encontro Nacional do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, que reúne representantes de todos os Estados e do Distrito Federal até esta terça-feira, em Brasília. O evento é um preparatório para a Conferência Global sobre o Trabalho Infantil, que ocorre em novembro, na Argentina.

Segundo a diretora do Departamento de Proteção Social Especial do Ministério do Desenvolvimento Social, Mariana Neris, o principal desafio no enfrentamento da exploração do trabalho infantil está relacionado à prevenção. Para isso é necessária a participação de todos.

Sonora DIRETORA MARIANA NERIS


LOC: A coordenadora do Programa Internacional para Eliminação do Trabalho Infantil da Organização Internacional do Trabalho, a OIT, Maria Cláudia Falcão, defende que os gestores municipais sejam orientados e preparados para que consigam desenvolver políticas que promovam a redução da incidência do trabalho infantil.

Sonora MARIA CLAUDIA FALCÃO


LOC: Para a procuradora regional do Trabalho do Ministério Público do Trabalho no Paraná, Margaret Matos de Carvalho, o fortalecimento passa pela capacitação dos profissionais.

PROCURADORA MARGARET DE CARVALHO


LOC: O Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, o PETI, atua com ações estratégicas nas áreas de informação e mobilização; identificação; proteção, defesa e responsabilização, além do monitoramento. Estados e municípios com alta incidência de trabalho infantil contam com recursos federais para o apoio à gestão.

Dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), de 2014, mostram que o perfil do trabalho infantil no Brasil é formado por adolescentes maiores de 14 anos, que vivem no meio urbano, trabalham no comércio e em negócios familiares.

Reportagem, Carolina Graziadei