Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Rádio > 2017 > Novembro > INSS vai criar gerência para aprimorar a gestão dos recursos públicos na concessão de benefícios

INSS vai criar gerência para aprimorar a gestão dos recursos públicos na concessão de benefícios

publicado  em 08/11/2017 19h53
Agência MDS - Release Radio - 08/11/2017 - INSS vai criar gerência para aprimorar a gestão dos recursos públicos na concessão de benefícios

 

LOC: Para melhorar a gestão dos recursos públicos e reduzir os erros na concessão de benefícios do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS), o ministro do Desenvolvimento Social, Osmar Terra, autorizou, nesta quarta-feira, a criação de uma gerência executiva de Compliance no órgão. A assinatura do despacho para a estruturação da gerência ocorreu durante um seminário promovido pela autarquia, em Brasília.

No âmbito institucional, o termo Compliance é utilizado para denominar o conjunto de atividades que garantam o direcionamento de ações em conformidade com as leis. De acordo com o ministro Osmar Terra, a medida terá um impacto positivo para toda a população, pois é mais um esforço para destinar os recursos para quem realmente precisa. Segundo ele, para alcançar bons resultados, a articulação de diferentes áreas é fundamental.

Sonora OSMAR TERRA


LOC: O ministro do Desenvolvimento Social ainda ressaltou a economia realizada a partir do aperfeiçoamento da gestão e o pente-fino realizado pelo INSS. Até o momento, com a revisão dos benefícios de auxílio-doença e as medidas de gestão adotadas, o governo federal já gerou uma economia anual de aproximadamente 4 bilhões e 700 milhões reais.

Segundo o secretário executivo do Ministério do Desenvolvimento Social, Alberto Beltrame, a abertura da nova gerência representa uma mudança de postura na gestão pública.

Sonora ALBERTO BELTRAME


LOC: De acordo com o presidente do INSS, Leonardo Gadelha, a iniciativa pode dar frutos e alcançar outros órgãos da administração federal.

Sonora LEONARDO GADELHA


LOC: A expectativa a partir da implantação da Gerência Compliance, atuando no controle e execução dos processos que aguardam análise, é de alcançar economia mensal de 158 milhões de reais para a União. Para o INSS, a iniciativa deverá melhorar a análise, o controle e monitoramento - do requerimento até a concessão - dos benefícios previdenciários e assistenciais.

Reportagem, Carolina Graziadei


 

registrado em: