Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Rádio > 2017 > Novembro > Brasil firma pacto pelo desenvolvimento infantil com países latino-americanos

Brasil firma pacto pelo desenvolvimento infantil com países latino-americanos

publicado  em 17/11/2017 12h58
Agência MDS - Release Radio - 25/01/2017

 

LOC: O cuidado com a primeira infância tornou-se questão prioritária na agenda de políticas sociais dos países da América Latina e Caribe. Nesta quinta-feira, o ministro do Desenvolvimento Social, Osmar Terra, participou do Fórum Regional sobre a Primeira Infância, realizado em Bogotá, na Colômbia. Um dos objetivos do encontro foi a discussão de ações voltadas às crianças de famílias de baixa renda./ Representantes de países da América Latina e Caribe, da sociedade civil, acadêmicos e membros de fundações ligadas ao tema assinaram ainda a declaração de pacto pela Agenda Regional para o Desenvolvimento Integral da Primeira Infância. O documento irá guiar as ações e promover a colaboração entre as instituições para o fortalecimento sustentável das políticas públicas de primeira infância.
 
SONORA: MINISTRO OSMAR TERRA
 
LOC: Entre os itens acordados estão o estabelecimento de metas e a criação de indicadores de desenvolvimento infantil para comparação e acompanhamento de dados entre os países. Também estão previstas a construção e consolidação de políticas locais para o fortalecimento de planos e estratégias nacionais com foco na primeira infância.

O ministro recebeu ainda os cumprimentos do presidente da república da Colômbia, Juan Manuel Santos. O convite feito pelo governo colombiano foi também um reconhecimento do compromisso do governo brasileiro com o tema através da criação do Criança Feliz. O programa coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) e lançado em outubro de 2016, visa promover o desenvolvimento integral infantil por meio da visita de profissionais capacitados às famílias beneficiárias do programa Bolsa Família e do Benefício de Prestação Continuada, o BPC./ É o que destaca o ministro Osmar Terra.
 
SONORA: MINISTRO OSMAR TERRA
 
LOC: Cecília Jones, diretora da Fundação Bernard van Leer - que apoia governos, sociedade civil e empresas para a ampliação de serviços que melhorem a vida das crianças e suas famílias -, mediou o debate com o ministro e destacou as ações realizadas.

SONORA: CECÍLIA JONES

LOC: Para o diretor de Educação do Diálogo Interamericano, Ariel Fiszbein, a participação do Brasil no diálogo foi fundamental para a construção da agenda de colaboração desde o início.
 
SONORA: ARIEL FISZBEIN
 
LOC: Nas visitas promovidas pelo Criança Feliz, as famílias recebem informações sobre como estimular o desenvolvimento dos filhos, com foco em temas como saúde, educação, cultura e garantia de direitos. Até o momento, 2.623 municípios aderiram à iniciativa. A visitação domiciliar já ocorre em 1.254 municípios. A expectativa do governo federal é de atender a cerca de 4 milhões de crianças até 2018.
 
Reportagem, Diego Queijo