Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Rádio > 2017 > Novembro > Atendimento do Criança Feliz já acontece em mais de mil municípios brasileiros

Atendimento do Criança Feliz já acontece em mais de mil municípios brasileiros

publicado  em 01/11/2017 18h00
Agência MDS - Release Radio - 25/01/2017

 

LOC: O Criança Feliz está em todas as regiões do Brasil./ As visitas dos profissionais do programa às famílias já acontecem em mais de mil municípios./ São quase 85 mil crianças e gestantes acompanhadas semanalmente por visitadores capacitados para estimular o desenvolvimento integral infantil.

Em Parnaíba, no litoral do Piauí, as visitas começaram em setembro. Hoje, 23 visitadores atendem mais de 700 pessoas por semana./ Uma delas é a dona de casa Glaucia de Castro, mãe do pequeno João Miguel, de dois anos e dois meses. Desde que começou a ser acompanhada, Glaucia, que é beneficiária do Bolsa Família, vê a evolução no comportamento do caçula.

SONORA: GLAUCIA CASTRO

LOC: Moradora de uma comunidade carente marcada pela violência, Glaucia torce para que o programa amplie os horizontes do menino e represente novas possibilidades de futuro.

SONORA: GLAUCIA CASTRO

LOC: Nos encontros, os profissionais orientam os pais sobre a maneira adequada de promover o desenvolvimento dos filhos. André Melo é um dos visitadores do município. Uma vez por semana, ele dá dicas e propõe atividades para desenvolver a coordenação motora, a inteligência e o vínculo afetivo entre as crianças e os cuidadores. Trabalho que, segundo ele, já vem dando resultado.

TEC SONORA ANDRE MELO

LOC: A aceitação do Criança Feliz pela população surpreendeu a supervisora do programa em Parnaíba, Juliana Portela.

SONORA: JULIANA PORTELA

LOC: Juliana garante que o programa está chegando a quem mais precisa. Outro ponto positivo, segundo ela, é que os visitadores orientam e servem como ponte para as famílias acessarem outros serviços da rede de proteção social./

SONORA: JULIANA PORTELA

LOC: O Criança Feliz integra ações nas áreas da saúde, assistência social, cultura, educação e garantia de direitos. Os beneficiários do Bolsa Família são acompanhados desde a gestação até os três anos. Para quem recebe o Benefício de Prestação Continuada, o BPC, o atendimento ocorre até os seis anos de idade. Em todo o país, 2.615 municípios aderiram ao programa. Até 2018, o governo federal pretende atender cerca de quatro milhões de crianças.

Reportagem, Diego Queijo
 

Ouça aqui (3:54)