Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Rádio > 2017 > Março > Universidades abrem chamada pública para comprar alimentos da agricultura familiar

Universidades abrem chamada pública para comprar alimentos da agricultura familiar

publicado  em 14/03/2017 16h33
Documento sem título


 

LOC: O agricultor familiar, Francisco Lima, 46 anos, morador de Macaíba, no Rio Grande do Norte, está na expectativa de que os negócios melhorem. É que a Universidade Federal do Rio Grande do Norte vai comprar 317 mil reais em produtos da agricultura familiar e ele não quer perder esta oportunidade. É a primeira vez que a universidade faz uma compra através da modalidade Compra Institucional do Programa de Aquisição de Alimentos, o PAA.

Francisco é assentado da reforma agrária e participa da Associação de Produtores Vida Nova, que já comercializa produtos para escolas do estado e da capital. Ele disse que a associação vai participar da chamada pública e afirma que as compras feitas pelo governo direto dos produtores, transformaram a realidade dele e dos vizinhos.

TEC SONORA AGRICULTOR FAMILIAR

LOC: A instituição vai adquirir cerca de 80 toneladas de frutas, verduras e legumes. O edital está aberto até o fim do mês. Um dos incentivadores do lançamento desta chamada pública é o professor da Escola Agrícola da UFRN, Tarcísio Gonçalves Júnior. Ele acredita que a qualidade dos alimentos será um dos principais diferenciais da compra.

TEC SONORA TARCISIO

LOC: Na outra ponta do país, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul, também está com uma chamada pública aberta até o dia 4 de abril para a compra de Leite Longa Vida. No total, a federal gaúcha deve comprar 63 mil litros por ano, o que totaliza 175 mil reais por período. A UFRGS é a instituição de ensino que mais adquire produtos da agricultura familiar: só em 2016, foram mais de 7 milhões de reais em produtos.

A coordenadora geral de Aquisição e Distribuição de Alimentos do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA), Hétel Santos, destaca as vantagens da compra institucional para as universidades.

TEC SONORA HETEL SANTOS

LOC: A legislação atual determina que órgãos e entidades da administração pública federal direta e indireta comprem ao menos 30% dos produtos da agricultura familiar. Todos os editais de compra de produtos da agricultura familiar abertos no país estão disponíveis no portal www.comprasagriculturafamiliar.gov.br.

Reportagem, André Luiz Gomes.


 


Caro usuário, informamos que esta mensagem contém elementos que podem identificá-lo para fins estatísticos. Lembramos que nenhuma informação pessoal é reportada.
Clique aqui se deseja não receber mensagens da caixa postal "MDS - Ministério do Desenvolvimento Social"

 


--