Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Rádio > 2017 > Maio > Governo Temer incentiva crescimento da agricultura familiar

Governo Temer incentiva crescimento da agricultura familiar

publicado  em 15/05/2017 16h19
Governo Temer incentiva crescimento da agricultura familiar


 

LOC: Nos primeiros 12 meses de gestão do presidente Michel Temer, o governo federal tem aberto novos mercados para a agricultura familiar, vem gerando renda e promovendo o acesso a uma alimentação mais saudável. Por meio da modalidade Compra Institucional do Programa de Aquisição de Alimentos, o PAA, que é coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário, os agricultores familiares conseguiram vender, só em 2016, mais de 61 milhões de reais. Para 2017, a previsão é atingir 260 milhões de reais em produtos comprados por órgãos da administração pública federal.

O programa estimula a compra de alimentos de pequenos produtores locais. Com recursos próprios de cada órgão, a ação garante mercado para a agricultura familiar, além de incentivar que eles continuem no campo.

A legislação determina que pelo menos 30 por cento dos alimentos adquiridos para abastecer órgãos públicos venham da agricultura familiar./ O ministro do Desenvolvimento Social e Agrário, Osmar Terra, explica que o programa é uma importante ferramenta de combate à pobreza e porque o governo vem estimulando esta modalidade de Compra Institucional neste um ano à frente da pasta.

TEC SONORA MINISTRO OSMAR TERRA

LOC: Osmar Terra ressalta que a pasta também lançou o portal www.comprasagriculturafamiliar.gov.br, que é uma importante ferramenta para se informar das chamadas públicas abertas pelo país.

Na modalidade Compra Institucional do PAA, cada agricultor pode vender até 20 mil reais por ano para cada órgão comprador. Já as cooperativas ou associações têm o limite de seis milhões de reais por ano para cada órgão.

Reportagem, André Luiz Gomes