LOC: O O Ministério do Desenvolvimento Social apresentou nesta segunda-feira os programas e ações de fortalecimento da agricultura familiar em Tapejara, no Rio Grande do Sul. O evento reuniu representantes de entidades e prefeitos de mais de 40 municípios do Nordeste e do Planalto gaúcho.
As modalidades do Programa de Aquisição de Alimentos, o PAA, foram destaque neste primeiro Encontro Regional de Segurança Alimentar e Nutricional. A modalidade Compra Institucional do PAA, por exemplo, estimula que órgãos públicos adquiram os alimentos que consomem dos pequenos produtores locais. A ação garante mercado para a agricultura familiar, incentiva os produtores a continuarem no campo, além de promover uma alimentação saudável.
Para o secretário nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, Caio Rocha, o principal objetivo do encontro é apoiar os municípios a se desenvolverem com o apoio da agricultura familiar e, ao mesmo tempo, promover a inclusão produtiva.
TEC SONORA CAIO ROCHA
LOC: Segundo o secretário do MDS, a modalidade de Compra Institucional tem o potencial de compra de 323 milhões de agricultores familiares do Rio Grande do Sul.
A região do Nordeste e do Planalto gaúcho se destaca pela produção de soja, milho, trigo e de leite. Para o prefeito do município de Tapejara, Vimar Merotto, a modalidade é uma importante ferramenta para garantir renda para os agricultores familiares locais.
TEC SONORA PREFEITO TAPEJARA
LOC: Na modalidade Compra Institucional do PAA, cada agricultor pode vender até 20 mil reais por ano para cada órgão comprador. Já as cooperativas ou associações têm o limite de seis milhões de reais por ano.
Reportagem, Roberto Rodrigues