LOC: A secretária nacional de Assistência Social, Carminha Brant, defendeu nesta quinta-feira o fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social, o Suas, a garantia dos direitos socioassistenciais à população e o enfrentamento das desigualdades./ Foi durante a abertura da décima primeira Conferência Municipal de Assistência Social de Jundiaí, em São Paulo./ De acordo com a secretária, as conferências são um espaço importante de debate, proposições e avaliações./
SONORA: Secretária Carminha Brant
LOC: A secretária Carminha Brant também ressaltou que as conferências têm o papel de fortalecer a assistência social, melhorando o sistema como um todo, desde a infraestrutura até os serviços prestados.
SONORA: Secretária Carminha Brant
LOC: O encontro de Jundiaí contou com a presença de mais de duzentos profissionais da rede socioassistencial, secretários municipais e representantes da sociedade civil.
Para a gestora da Unidade de Gestão e Desenvolvimento Social de Jundiaí, Nádia Soares, a conferência incentiva a participação da comunidade e dá visibilidade à política social.
SONORA: Gestora Nádia Soares
LOC: Entre as propostas citadas pelos participantes, estão ampliar a participação da população nas discussões e decisões da política de assistência social e aumentar o número de usuários e de profissionais para a execução dos trabalhos.
Moradora do bairro Jardim Tupi, Maria do Socorro de Souza é representante dos usuários do Suas./ Ela recebeu aplausos ao falar da situação nas periferias.
SONORA: Maria do Socorro
LOC: Desde abril, cidades de todo o país realizam suas conferências./ O tema dos debates é a “Garantia dos Direitos no fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social”./ O período das etapas municipais termina em 31 de julho./ Os encontros estaduais serão realizados entre 10 de agosto e 20 de outubro./ Já a Conferência Nacional de Assistência Social está prevista para ocorrer entre 5 e 8 de dezembro, em Brasília./
Reportagem, Roberto Rodrigues