Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Rádio > 2017 > Janeiro > Universidade Federal do RS abre chamada pública para comprar alimentos da agricultura familiar

Universidade Federal do RS abre chamada pública para comprar alimentos da agricultura familiar

publicado  em 23/01/2017 16h42

LOC: Mais de 1 milhão e 700 mil reais./ Este é o valor da chamada pública lançada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (a UFRGS) para a compra de produtos da agricultura familiar, que será feita por meio do Programa de Aquisição de Alimentos, coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário.

Por meio da modalidade Compra Institucional, a Federal do Rio Grande do Sul pretende comprar arroz branco e integral, doces, geleias, iogurte e sucos orgânicos. O edital está aberto até 13 de fevereiro. Os produtos irão compor o cardápio das 11 mil refeições diárias servidas nos seis restaurantes universitários. Só em 2016, a Universidade comprou mais de 7 milhões de reais da agricultura familiar.

 Huli Zang faz parte da Cooperav – Cooperativa dos Produtores Orgânicos da Reforma Agrária de Viamão –, na região metropolitana de Porto Alegre. A cooperativa é destaque na produção de alimentos orgânicos – principalmente arroz - e entrega produtos para escolas públicas por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar, o Pnae. A Compra Institucional é outro mercado que a cooperativa tem conquistado com a venda para hospitais, para as Forças Armadas e inclusive para a universidade com a entrega de cucas produzidas na agroindústria da organização.

 TEC SONORA HULI ZANG

“Todas essas iniciativas que permitem a compra da agricultura familiar, elas fortalecem a própria instituição e fortalece também a agricultura familiar da região e o mercado local. Quebra muitos paradigmas. O pessoal era acostumado a fazer só de um jeito. Para nós da agricultura familiar, falando especificamente dos produtos orgânicos, é um programa fundamental para o desenvolvimento das nossas iniciativas”.

LOC: A coordenadora geral de Aquisição e Distribuição de Alimentos do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA), Hétel Santos, destaca o papel da universidade no desenvolvimento territorial.

TEC SONORA HETEL SANTOS

“A Universidade do Rio Grande do Sul é hoje a maior compradora de alimentos da agricultura familiar e ela está numa região estratégica para a agricultura familiar do Rio Grande do Sul e de outros estados que podem estar apresentando as suas propostas. Então é uma ação, uma agenda da Universidade Federal que dialoga também com o desenvolvimento local, territorial, com alimentação saudável, em todo aquele território.

 LOC: A legislação atual determina que órgãos e entidades da administração pública federal direta e indireta comprem ao menos 30% dos produtos da agricultura familiar.

 Todos os editais de compra de produtos da agricultura familiar abertos no país estão disponíveis no portal www.comprasagriculturafamiliar.gov.br.

 Reportagem, André Luiz Gomes.