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Prefeituras devem atualizar dados no cadastro do Sistema Único de Assistência Social

publicado  em 20/01/2017 18h48

Loc: Novos prefeitos e gestores devem atualizar as informações no Cadastro do Sistema Único de Assistência Social. Se os dados estiverem desatualizados, a prefeitura pode ter dificuldades no envio das informações sobre atendimento à população para o Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário. Neste caso, o município pode até sofrer bloqueio no repasse de recursos. A atualização também deve ser feita nas cidades onde não houve troca dos gestores. É por meio deste cadastro que o governo federal pode acompanhar a execução de programas da Assistência Social, das unidades prestadoras de serviços, do Fundo e do Conselho de Assistência Social. O coordenador-geral da Rede Suas, Frederico Palma, explica porque é importante manter as informações atualizadas. 

Sonora: Frederico Palma – coordenador-geral da Rede Suas
“Os municípios que não tiveram troca de gestão, basta atualizar a questão da data da vigência pra permanecer o secretário, não vai ter problema. A nossa maior preocupação são os municípios que tiveram troca de gestão, então tem um novo prefeito. A gente sinaliza que é necessário a atualização cadastral no CadSUAS não só do prefeito quanto o secretário e os demais membros, pra que a gente consiga identificar essa nova gestão e pra que a gente consiga fornecer o acesso aos sistemas do SUAS.” 

Loc: No início deste ano, o Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário irá lançar o Plano de Ação da Rede. As prefeituras precisam estar com o cadastro em dia para que os gestores da assistência social tenham acesso ao sistema e possam acompanhar os trabalhos. O coordenador-geral, Frederico Palma, diz que não há prazo para o preenchimento, mas recomenda que os gestores forneçam as informações o mais breve possível. 

Sonora: Frederico Palma – coordenador-geral da Rede Suas
“Essas pessoas vão ser gestoras do sistema e vão poder atualizar os dados cadastrais tanto da prefeitura quanto do órgão gestor. Caso tenha acontecido mudança no conselho lá no município também, a gente recomenda a atualização do conselho municipal bem como do fundo também.” 

Loc: Para fazer a atualização, os gestores devem acessar o Sistema de Autenticação e Autorização, disponível no site mds.gov.br, ou podem entrar em contato com a Central de Relacionamento do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário no telefone 0800-707-2003. 

Reportagem, Carolina Graziadei

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