Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Rádio > 2017 > Janeiro > Municípios devem começar a organizar as conferências de assistência social

Municípios devem começar a organizar as conferências de assistência social

publicado  em 16/01/2017 18h49

LOC: O ano é de Conferência Nacional de Assistência Social e, por isso, prefeituras e governos estaduais devem começar logo a organizar os eventos preparatórios para o encontro nacional./  As datas das conferências preparatórias já foram divulgadas pelo CNAS, o Conselho Nacional de Assistência Social./ Nos municípios, o prazo é entre 10 de abril e 31 de julho./ Já para os estados, o período vai de 10 de agosto a 20 de outubro./

O tema da décima primeira conferência nacional é “Garantia de Direitos no Fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social”. Usuários, trabalhadores e representantes de entidades de assistência social, além dos gestores, participam dos encontros. Todos com direito a voz e a voto.

O presidente do CNAS, Fábio Bruni, destaca a importância da participação social na formulação das políticas públicas, principalmente neste período de crise econômica.  

TEC SONORA FABIO BRUNI

A gente tem um contexto difícil de restrição fiscal em que a gente tem que garantir direitos. A política de assistência social é uma política nova, mas veio para ficar. Então como é que você garante direito à renda, direito à convivência familiar comunitária, direito à sobrevivência, à autonomia. São direitos socioassistenciais que serão debatidos nessa conferência.As grandes diretrizes são elaboradas neste espaço. É o espaço mais ampliado de participação e controle social que a política tem.

LOC: Até abril, o Conselho Nacional vai produzir conteúdos para dar apoio aos municípios e estados na realização das conferências e na discussão dos assuntos. A Conferência Nacional de Assistência Social está prevista para ocorrer entre 5 e 8 de dezembro, em Brasília.

De Brasília, André Luiz Gomes

registrado em: ,