Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Rádio > 2017 > Janeiro > Ministério apoia gestores no planejamento e na execução dos recursos da Assistência Social

Ministério apoia gestores no planejamento e na execução dos recursos da Assistência Social

publicado  em 25/01/2017 18h34

 

LOC: Todos os meses o Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário transfere recursos para estados e municípios por meio do Fundo Nacional de Assistência Social./ Mas tanto para quem assume as prefeituras agora, como para quem já atua como gestor da assistência social, existem muitas dúvidas sobre como o dinheiro pode ser utilizado./ Para esclarecer isso, o Fundo Nacional de Assistência Social promove oficinas de capacitação voltadas para gestores, secretários e conselheiros./ O objetivo é esclarecer sobre o funcionamento do Sistema Único de Assistência Social e a melhor aplicação dos recursos./ 

Reformas, adaptações para garantir melhor acessibilidade, deslocamento de equipe e de usuários, locação de veículos quando a frota não for suficiente, manutenção dos carros da assistência social e até pagamento de água, energia, telefone e internet são alguns dos gastos que podem ser custeados com o repasse federal. 

Mas são os gastos com pessoal que mais preocupam os gestores municipais e estaduais que procuram o fundo para esclarecimentos./ De acordo com a diretora executiva do Fundo Nacional de Assistência Social, Dulcelena Martins, o Conselho Nacional de Assistência Social, o CNAS, alterou uma resolução e agora é permitida a utilização de 100% dos recursos para garantir os salários dos técnicos concursados que trabalham no atendimento ao cidadão. 

A diretora destaca que é muito importante que os gestores da área saibam onde e como utilizar os recursos. O resultado é a melhoria dos serviços prestados à comunidade. 

TEC SONORA DULCELENA MARTINS

9’54 - 10’24 - “Com certeza vai ser a melhor alocação dos recursos, você empregar melhor naquilo que a população necessita, você fazer um planejamento para que esse recurso venha trazer os bens e aquisições que a sociedade está necessitando, que aquela comunidade, que é o público da assistência social. Ao empregar melhor esse recurso você vai estar dando melhor atendimento a essa parcela da população. 

LOC: Lídia Jordão é vice-prefeita e secretária de Assistência Social de Araxá, em Minas Gerais./ Ela disse que não bastar ter o dinheiro disponível, é preciso saber como usá-lo da melhor maneira possível./ Para ela, a aplicação adequada dos recursos é que vai garantir melhores resultados./ 

TEC SONORA LÍDIA JORDÃO

0’20 – 1’26 - Estar hoje neste encontro do Fundo Nacional de Assistência Social é motivo de conhecimento das melhores formas de aplicações de recursos..... E nós que estamos na ponta das atividades desses recursos temos que saber qual a melhor forma para agir de forma correta e adequada. A melhoria da gestão passa pela aplicação adequada dos recursos. Se nós soubermos aplicar os nossos recursos de uma forma correta e adequada, principalmente obedecendo os critérios da lei, nós consequentemente teremos melhores resultados. 

LOC: Neste primeiro semestre, as capacitações visam a elaboração do Plano Plurianual dos municípios e a construção da proposta orçamentária para 2018. A próxima oficina está programada para o início de fevereiro. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail: apoiotecnico.fnas@mds.gov.br. Mais informações pelo telefone (61) 2030-1824.

 

De Brasília, Roberto Rodrigues

registrado em: