Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Rádio > 2017 > Janeiro > Governo federal discute implantação dos centros para atendimento a crianças com microcefalia causada por zika

Governo federal discute implantação dos centros para atendimento a crianças com microcefalia causada por zika

publicado  em 05/01/2017 18h17

LOC: Representantes dos ministérios da Saúde, da Educação, da Justiça e da Cultura se reuniram nesta quarta-feira com o ministro do Desenvolvimento Social e Agrário, Osmar Terra, para discutir as diretrizes de implantação dos Centros-Dia para crianças com microcefalia causada pelo zika vírus. A previsão é de que o primeiro seja entregue em Campina Grande, na Paraíba, uma das cidades com maior número de crianças afetadas pela doença. 

A ação faz parte do Criança Feliz, programa voltado para o desenvolvimento integral de crianças do Bolsa Família, do Benefício de Prestação Continuada e em vulnerabilidade social. 

Osmar Terra destacou que a criação dos Centros-Dia é uma resposta à epidemia causada pelo zika vírus. Dessa forma, as famílias terão melhores condições para estimular o desenvolvimento das crianças com necessidades especiais. 

SONORA MINISTRO OSMAR TERRA
Essas crianças não podem ficar abandonadas, ficar sem o atendimento especializado, por isso a necessidade de criar os Centros-Dia. Vamos capacitar todas as APAEs, Unidades de reabilitação para fazer esse tipo de atendimento onde o centro dia não alcança, e até as unidades de saúde. Além disso, o visitador da primeira infância vai ter uma capacitação especial para acompanhar essas crianças com necessidades especiais em casa também. Ver o que está acontecendo com essas crianças, orientar a mãe, acionar serviços públicos para atender melhor aquela criança. Então é uma rede que está sendo montada e que vai ter como unidade mais sofisticada e com um número maior de crianças esses Centros-Dia. 

LOC: Durante a reunião do Comitê Gestor do Criança Feliz, também foi discutida a realização de um encontro com gestores que estarão à frente do programa nos estados. Capacitações aos visitadores, que acompanharão de perto o desenvolvimento das crianças, também estão previstas. 

O Criança Feliz é uma iniciativa do governo federal que pretende atender, até 2018, cerca de 4 milhões de crianças. Até o momento, 717 municípios já aderiram ao programa em todo o país. 

De Brasília, André Luiz Gomes