Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Rádio > 2016 > Outubro > Especialistas destacam a importância do Programa Criança Feliz para o desenvolvimento do país

Especialistas destacam a importância do Programa Criança Feliz para o desenvolvimento do país

publicado  em 07/10/2016 00h00

REP: O investimento no desenvolvimento infantil, por meio do Criança Feliz, vai garantir melhores oportunidades no futuro das crianças acompanhadas e estimuladas pelo programa. É o que destacam médicos, cientistas e pesquisadores do tema.

O médico Cesar Victora é uma das referências mundiais quando o assunto é desenvolvimento humano./ Ele coordenou um trabalho no município de Pelotas, onde acompanhou as crianças desde o nascimento até os 30 anos de idade./ Segundo o doutor César Victora, os investimentos nas áreas de saúde, na nutrição, no aleitamento materno e na estimulação intelectual no início da vida são essenciais para a formação de cidadãos mais saudáveis, mais produtivos e com melhores chances para superar a pobreza.

TEC SONORA CESAR VICTORA
O que nós temos observado no Brasil é que todos esses programas sociais têm tido um papel importantíssimo em reduzir a subnutrição, produzir adultos que seu cérebro cresceu de maneira ideal porque teve o aporte nutricional necessário para o seu desenvolvimento das células cerebrais e que foi estimulada precocemente. Aí é que o Programa Criança Feliz tem uma especial porque ele vai estimular também intelectualmente o desenvolvimento de crianças com o objetivo de tornar os adultos mais saudáveis, mais inteligentes produtivos.

REP: Cesar Victora irá participar de uma equipe ligada ao Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário que irá avaliar os impactos do Programa. O Criança Feliz terá técnicos que farão visitas semanais às casas das famílias beneficiárias do Bolsa Família, do Benefício de Prestação Continuada e em situação de vulnerabilidade social para acompanhar e estimular o desenvolvimento das crianças nos três primeiros anos de vida.

De acordo com o médico neurocientista diretor do Instituto do Cérebro do Rio Grande de Sul, Jaderson Costa da Costa, este foco do programa na fase inicial da vida é essencial, pois irá desenvolver a inteligência das crianças.

TEC SONORA JADERSON COSTA DA COSTA
Este é o melhor momento. É o momento que o cérebro responde prontamente. É um cérebro que está pronto para ser estimulado, para se desenvolver. É um cérebro que nós chamamos plástico, no sentido que ele se desenvolve, ele se molda, ele aprende com facilidade e de uma forma permanente. Este é o momento que nós devemos fazer o grande investimento. Este é momento do maior potencial e do maior ganho para essas crianças e para o país.

REP: O coordenador nacional da Pastoral da Criança, Nelson Neumann, reforçou a importância dos investimentos do governo federal no desenvolvimento infantil.

TEC SONORA NELSON NEUMANN
Criança é prioridade absoluta. Quando você aloca uma quantidade substancial de recursos para a criança isso nos deixa muito feliz. A segunda questão que também é importante é que reforça o papel da família. Você tem uma proposta de visita domiciliar que vai reforçar a mãe, afinal quem cuida da criança, quem está no dia a dia, os pais, os familiares, e com isso você vai conseguir um efeito a longo prazo.

REP: Para 2017, a previsão de investimento é de cerca de 300 milhões de reais. O objetivo é de, até 2018, atender aproximadamente 4 milhões de crianças.

Reportagem, André Luiz Gomes.

registrado em: