Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Rádio > 2016 > Outubro > Criança Feliz: desenvolvimento integral das crianças é foco do programa

Criança Feliz: desenvolvimento integral das crianças é foco do programa

publicado  em 03/10/2016 00h00

REP
Maria Eduarda tem apenas seis meses, mas já reconhece o próprio nome, segura brinquedos e interage bastante com as outras pessoas. Habilidades básicas desenvolvidas precocemente com o estímulo que ela recebe desde os primeiros dias de vida. A mãe, Juliana Mendes Borges, de 27 anos, é só orgulho./ Além da Maria Eduarda, as outras duas filhas, de quatro e seis anos, também são muito espertas, resultado do acompanhamento que as crianças recebem dos visitadores do programa Primeira Infância Melhor do Governo do Rio Grande do Sul./ O programa gaúcho acompanha as crianças semanalmente desde o seu nascimento. Juliana afirma que aprendeu muito sobre como estimular o desenvolvimento das filhas e que agora interage mais com as meninas. 

Sonora 

REP
O programa que está ajudando as crianças no Sul do país será uma realidade em todo o Brasil. O Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário está lançando o Programa Criança Feliz. O objetivo é fazer com que as famílias conheçam e participem da formação das crianças, brincando, interagindo e estimulando os pequenos. Pesquisas mostram que os primeiros mil dias de vida são fundamentais para o desenvolvimento do ser humano. É neste período que se desenvolve boa parte das competências fundamentais para a vida. Crianças estimuladas corretamente nesta fase rendem mais na escola, estudam mais que os pais e têm melhores condições para vencerem a pobreza. 

O Criança Feliz integrará ações coordenadas em várias áreas, incluindo visitas domiciliares semanais. As crianças, entre 0 e 3 anos, beneficiárias do Bolsa Família, serão prioritárias no programa. Hoje são 4 milhões de crianças neste público alvo./ 

No Distrito Federal, Laís Camila Barbosa, de 24, aguarda ansiosa pelo programa que vai ajudara a sua filha, a pequena Evellyn, de apenas nove meses, a se desenvolver melhor. 

Sonora

REP
O programa Criança Feliz coloca em prática ações previstas no Marco Legal da Primeira Infância./ Aprovada em 2016, a Lei 13.247 instituiu uma política integrada da primeira infância, definindo ações intersetoriais e multiprofissionais para promoção do desenvolvimento humano a partir da atenção às crianças de zero a seis anos. 

De Brasília, Rodrigo Saccone

 


registrado em: