Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Rádio > 2016 > Dezembro > Ministério entrega Prêmio Rosani Cunha a boas práticas do Cadastro Único

Ministério entrega Prêmio Rosani Cunha a boas práticas do Cadastro Único

publicado  em 16/12/2016 00h00

Loc: O Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário realizou, nesta quinta-feira, a cerimônia de entrega do Prêmio Rosani Cunha de Desenvolvimento Social. O prêmio reconhece boas práticas na gestão do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal. 12 experiências inovadoras e bem-sucedidas nos estados, municípios e no Distrito Federal foram escolhidas como finalistas entre 150 trabalhos inscritos. O Cadastro Único é a principal ferramenta de identificação e acesso das famílias de baixa renda às políticas públicas e programas sociais. O ministro do Desenvolvimento Social e Agrário, Osmar Terra, fez a entrega do prêmio aos vencedores. Ele destacou a importância de todos os trabalhos apresentados para a redução efetiva da pobreza no Brasil.

Sonora:  Osmar Terra – ministro do Desenvolvimento Social e Agrário

Loc: Entres as práticas estaduais a vencedora foi a de Alagoas. A iniciativa "Visibilidade às Famílias Pertencentes aos Grupos Tradicionais e Específicos - Conhecer para Garantir Direitos" se destacou pelo trabalho de conscientização das famílias indígenas e quilombolas sobre seus direitos e a inserção destas pessoas no Cadastro Único como forma de garantir acesso às políticas públicas. Entre as práticas municipais e do Distrito Federal três foram premiadas. Na categoria “Estratégias de Qualificação”, a vencedora foi a iniciativa do município de Santarém, no Pará. O município criou centros de atendimento social que reúnem vários serviços no mesmo lugar, facilitando o acesso para a população.

Já na categoria “Uso do Cadastro Único para Desenvolvimento de Políticas Públicas”, venceu a iniciativa do município de Porto Seguro, na Bahia, que se destacou pela criação de um programa de qualificação profissional e geração de emprego e renda para as famílias inseridas no Cadastro Único. Na categoria “Cadastro Único e Diversidade Social”, o prêmio foi para o município de Muaná, no Pará. Através de uma ação itinerante, com viagens de barco, o município leva palestras, cursos, capacitações e serviços as comunidades que vivem em áreas de difícil acesso.

Este ano, pela primeira vez, o Prêmio Rosani Cunha escolheu o entrevistador destaque do Cadastro Único. 5 finalistas foram escolhidos por votação popular. O vencedor, eleito pelo júri, foi Daniel Dias, de Monte Carmelo, Minas Gerais.

Sonora:  Daniel Dias – entrevistador destaque do Cadastro Único

Loc: O Cadastro Único reúne informações de 27 milhões de famílias. O reconhecimento das práticas bem-sucedidas e inovadoras tem o objetivo de inspirar iniciativas semelhantes que garantam a melhoria do atendimento à população.

De Brasília, Carolina Graziadei