Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Rádio > 2016 > Dezembro > Criança Feliz: Osmar Terra apresenta programa para prefeitos gaúchos

Criança Feliz: Osmar Terra apresenta programa para prefeitos gaúchos

publicado  em 20/12/2016 00h00


REP: Incentivar a adesão dos municípios ao Programa Criança Feliz. Com este objetivo, o ministro do Desenvolvimento Social e Agrário, Osmar Terra, se reuniu, nesta segunda-feira (19), em Westfalia, no Rio Grande do Sul, com prefeitos da região do Vale do Taquari.
Durante o encontro, o ministro afirmou que neste primeiro momento, o programa irá atender as crianças beneficiárias do Bolsa Família, até os três anos de idade, e do Benefício de Prestação Continuada até os seis anos. Osmar Terra ressaltou ainda que o estímulo precoce a estas crianças nos primeiros mil dias de vida será um apoio fundamental na superação da pobreza das famílias.

TEC SONORA MINISTRO OSMAR TERRA
"Quando chega na escola a desigualdade já é enorme. A desigualdade não começa na fase adulta, começa já na barriga da mãe. Se ela for bem estimulada, o que nós queremos fazer no Criança Feliz, é acompanhar o gestação, acompanhar os pr imeiros dias de vida, das mães. Então, o trabalho com a primeira infância tem um impacto enorme na vida das pessoas, principalmente para as famílias mais carentes, mais necessitadas".

REP: O Município de Estrela já aderiu ao programa de desenvolvimento infantil. Por lá, são 580 famílias cadastradas no Bolsa Família. De acordo com o prefeito Rafael Mallmann, que participou do encontro, o investimento dará um futuro melhor para as crianças.

TEC SONORA PREFEITO RAFAEL MALLMANN
"Este investimento que o governo federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Social, vem fazendo nos ajuda muito a estruturar este primeiro atendimento na fase mais importante da vida, que é o início da formação dos futuros cidadãos. Ter esse atendimento, acolhimento, para reforçar ainda mais o trabalho junto às nossas crianças, para nós é uma alegria e um motivo de satisfação de ter no governo federal também essa preocupação".

REP: Até o momento, mais de 550 prefeituras de todo o país, o Distrito Federal e todos os estados já aderiram ao programa. A adesão para municípios segue até 10 de fevereiro. O programa Criança Feliz vai reunir ações das áreas da Assistência Social, Saúde, Educação, Cultura e Justiça. Até 2018, o governo federal pretende atender mais de 4 milhões de crianças. Todas as semanas, visitadores irão orientar os pais sobre a melhor forma de estimular as crianças.

De Brasília, André Luiz Gomes