Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Rádio > 2016 > Dezembro > 75 municípios gaúchos vão receber R$ 38 milhões em investimentos contra a seca

75 municípios gaúchos vão receber R$ 38 milhões em investimentos contra a seca

publicado  em 27/12/2016 00h00

LOC: Em várias partes do estado os gaúchos vêm enfrentando uma difícil realidade: os racionamentos de água e as perdas na produção causadas pela seca são cada vez mais frequentes. Para combater esses problemas, o governo federal anunciou, nesta terça-feira, a liberação de 38 milhões de reais para a construção 1.742 microaçudes e 200 quilômetros de rede de abastecimento em assentamentos e pequenas propriedades da agricultura familiar. 75 municípios gaúchos vão receber os investimentos./ Eles ficam principalmente nas regiões sul, central e no norte do estado. 3 mil 345 famílias serão beneficiadas. As medidas favorecem o uso de irrigação e a criação de peixes. Para o ministro do Desenvolvimento Social e Agrário, Osmar Terra, garantir acesso à água de qualidade é fundamental para enfrentar a pobreza que vem crescendo nessas regiões.

Sonora OSMAR TERRA – Ministro do Desenvolvimento Social e Agrário

“O Rio Grande do Sul, como outros estados, tem um regime de chuva instável e isso afeta muito o pequeno produtor e pra eles nós temos uma proposta pra ajuda-los, da construção de pequenos açudes que ele possa ter água pra irrigar sua propriedade, que ele possa ter água inclusive potável pra botar nas casas através de perfuração de poços e de rede de água em 75 municípios mais pobres, mais afetados por esta situação que tem se repetido de emergência no estado. Então é um esforço que o ministério do desenvolvimento social tá fazendo, são 38 milhões só para o Rio Grande do Sul que já vão pra conta do governo do estado que vão ser repassados aos municípios também.”

LOC: Parte dos recursos que serão investidos no Rio Grande do Sul, 13 milhões e 750 mil reais, virão da repatriação de dinheiro mantido por brasileiros no exterior. Este é um dos primeiros investimentos possibilitados pela repatriação. O ministro Osmar Terra destacou a importância de usar este dinheiro em benefício direto da população.

Sonora OSMAR TERRA – Ministro do Desenvolvimento Social e Agrário

“Este é o grande esforço que nós estamos fazendo. O governo Michel Temer conseguiu agora, juntando recursos que nós conseguimos prorrogar, recursos orçamentários que é o dobro do orçamento que nos foi deixado na questão das cisternas, por exemplo e ainda com o acréscimo da repatriação, 250 milhões da repatriação, nós estamos fazendo o maior investimento da história em equipamentos pra combater a seca e ajudar as famílias a garantir o mínimo de qualidade de vida nestas regiões mais comprometidas.”

LOC: Ao todo, no país, serão investidos 755 milhões de reais na construção de cisternas, microaçudes e programas de acesso à água. Além do Rio Grande do Sul, outros 14 estados receberão os recursos. Eles ficam principlamente na região do Semiárido e na Amazônia. Mais de 1 milhão de pessoas serão beneficiadas. Além dos 250 milhões de reais garantidos pela repatriação, outros 255 milhões virão da reativação de convênios com estados e municípios. Os 250 milhões de reais restantes estão previstos na Lei Orçamentária anual de 2017.

De Brasília, Carolina Graziadei