Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2019 > Setembro > Unesco recebe representantes do Ministério da Cidadania para debater metodologias em defesa da primeira infância

Notícias

Unesco recebe representantes do Ministério da Cidadania para debater metodologias em defesa da primeira infância

INTERNACIONAL

Secretária Mariana Neris e secretário substituto Osmar Lara apresentaram ações que visam fortalecer o desenvolvimento infantil
publicado  em 26/09/2019 19h51
Foto: Mauro Vieira

Brasília/DF – A proteção social na primeira infância é uma das principais bandeiras do Ministério da Cidadania. A Pasta realiza ações de promoção a estimulação cognitiva, intelectual e motora nos primeiros anos de vida. Nesta quinta-feira (26), a secretária nacional de Assistência Social do Ministério da Cidadania, Mariana Neris, e o secretário de Articulação e Parceria Substituto, Osmar Lara, reuniram-se com representantes da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), para debater iniciativas que fortaleçam o desenvolvimento infantil.

O encontro é desdobramento da Iniciativa Petrobras para a Primeira Infância. Em agosto, a companhia formalizou adesão à Rede Nacional Primeira Infância, em evento no qual também assinou carta de intenções com a Unesco, com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e com a Fundação Getúlio Vargas/Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais (FGV/CEIPE). Para a implementação da fase piloto de um projeto inovador para a primeira infância, a Petrobras escolheu quatro cidades que aderiram ao Programa Criança Feliz, coordenado pelo Ministério da Cidadania.

A companhia investirá cerca de R$ 20 milhões nos próximos três anos em ações de capacitação para profissionais da rede pública de assistência social e ensino; formação para organizações da sociedade civil que atuam na proteção de crianças; palestras para gestantes, pais, responsáveis e tutores; grupos de cuidados sobre a prevenção da violência familiar; disseminação de informações sobre o tema para jornalistas e estudantes de comunicação; além de acompanhamento da implementação do Marco Legal da Primeira Infância.

No evento de lançamento da Iniciativa Petrobras para a Primeira Infância, a secretária Mariana Neris declarou: “Estamos aqui buscando que esses parceiros nos ajudem a construir iniciativas de formação, capacitação e adequação de metodologias já adotadas no atendimento da assistência social para fortalecer o desenvolvimento infantil. Porque nós estamos buscando aqui fortalecer o direito à convivência familiar e comunitária das crianças do nosso País”.

A secretária de Promoção ao Desenvolvimento Humano do Ministério da Cidadania, Ely Harasawa, também participou do evento. “Como responsável pelo desenvolvimento humano, é muito positivo quando uma companhia com o alcance da Petrobras passa a investir na primeira infância”, alegou Ely. O ministro da Cidadania, Osmar Terra, elogiou a iniciativa da Petrobras e ressaltou, na ocasião, que as capacidades socioemocionais e cognitivas formam-se nos primeiros 18 meses de vida, de acordo com estudos em neurociência. “A política para a primeira infância é a mais importante para trabalhar, porque ela é transformadora. A iniciativa da Petrobras nos fortalece. O trabalho integrado nesta área pode render lições para o resto do Brasil”, afirmou Terra.

Assessoria de Comunicação
Ministério da Cidadania

Informações para a imprensa:
(61) 2024-2266 / 2412