Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2019 > Setembro > Políticas públicas embasadas por meio de pesquisas científicas foram assuntos defendidos em seminário

Notícias

Políticas públicas embasadas por meio de pesquisas científicas foram assuntos defendidos em seminário

Internacional

Secretário Vinicius Botelho falou sobre parcerias com institutos de pesquisa para aprimoramento da base de dados da assistência social
publicado  em 17/09/2019 20h47
Foto: Clara Angeleas

Brasília/DF - A importância de evidências científicas na elaboração e construção de políticas públicas foi um dos temas apresentados durante o Seminário Internacional Políticas Públicas para a Cidadania e Cooperação Internacional. O assunto foi defendido pelo secretário de Avaliação e Gestão da Informação do Ministério da Cidadania, Vinicius Botelho, durante o Painel Políticas Baseadas em Evidências para a Cidadania.

Segundo Botelho, a produção e análise de dados sobre o impacto das políticas públicas no dia a dia da população é fundamental para a avaliação dos resultados na sociedade. "Precisamos identificar o que funciona, ou não, para melhorarmos o que já é feito e construirmos soluções melhores para o futuro”, afirmou.

O secretário nacional falou também sobre a importância da transparência e manutenção dos bancos de dados. “Parcerias como a que temos com o IBGE, por exemplo, são fundamentais para que o público tenha acesso a essa informação e para que nosso banco de dados seja o mais completo possível”, defendeu.

Uma parceira entre o Ministério da Cidadania e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), criou o maior banco de dados do Brasil sobre informações da situação das famílias de baixa renda no País. Os dados, reunidos pelo Cadastro Único e pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), realizada pelo IBGE, dá subsídio para o governo federal desenhar políticas públicas mais específicas e assertivas voltadas à população em situação de vulnerabilidade social.

Confira mais notícias sobre o Seminário Internacional de Políticas Públicas para a Cidadania e Cooperação Internacional

Também participaram do painel, Diana Coutinho, Diretora de Formação Profissional e Especialização da Escola
Nacional de Administração Pública e Matteo Morgandi, Especialista Sênior e Economista do Banco Mundial.

Por Henrique Jasper

Assessoria de Comunicação
Ministério da Cidadania

Informações para a imprensa:
(61) 2024-2266 / 2412