Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2019 > Setembro > Parceria com Prefeitura de Porto Alegre (RS) abre vagas gratuitas para cursos do Progredir

Notícias

Parceria com Prefeitura de Porto Alegre (RS) abre vagas gratuitas para cursos do Progredir

Capacitação

Aulas a distância serão oferecidas em quatro regiões da capital gaúcha
publicado  em 13/09/2019 19h15

Brasília/DF – A Prefeitura de Porto Alegre (RS) está oferecendo vagas gratuitas para cursos on-line do Plano Progredir, do governo federal. Por meio de uma parceria firmada com o Ministério da Cidadania, a diretoria de Trabalho, Emprego e Renda da capital gaúcha preparou cinco salas de aula, em quatro regiões da cidade, equipadas com computadores e acesso à internet.

O diretor-geral do Trabalho, Emprego e Renda da prefeitura de Porto Alegre, Nelson Beron, conta que o órgão buscou parceria com diversas entidades para disponibilizar as salas de aula. Segundo ele, o município deve trabalhar para garantir a integração da população de baixa renda ao mercado de trabalho. “Nosso foco é proporcionar para o cidadão de baixa renda a possibilidade de ampliar os estudos. Se ele não tem condições de pagar uma instituição privada para um curso profissionalizante, o Ministério da Cidadania oferece essa oportunidade. Nós, na prefeitura, somos uma ponte entre o plano e a vontade de aprender do registrado no Cadastro Único”, afirma.

A secretária nacional de Inclusão Social e Produtiva Urbana do Ministério da Cidadania, Rita Passos, explica que o Progredir é capaz de criar oportunidades de emprego e renda para as pessoas mais pobres, facilitando a integração ao mercado de trabalho. “Muitas vezes, as pessoas em situação de vulnerabilidade social não têm a capacitação profissional que o mercado requer, porque estudar custa dinheiro e demanda tempo. Com o Progredir, podemos ajudar as pessoas inscritas no Cadastro Único a buscar essa qualificação gratuitamente e terem condições de competir com todo mundo”, afirma. Segundo ela, a parceria com órgãos municipais para a oferta dos cursos gratuitos é fundamental para o funcionamento do plano.

As salas de aula estão em quatro regiões da cidade: bairro Restinga, nas vilas Maria da Conceição e Cruzeiro, e no bairro Vila Nova. As inscrições e o cadastro no Plano Progredir podem ser feitos pelo telefone do Sine Municipal no (51) 3289-4796 ou pelo e-mail da instituição no .

O Plano Progredir oferece vagas gratuitas em cursos presenciais e não presenciais para pessoas registradas no Cadastro Único para Programas Sociais em todo o Brasil.

Para ter acesso aos cursos disponíveis e outras informações, acesse o portal Progredir.

Saiba Mais
O Progredir também incentiva o empreendedorismo e o acesso a microcrédito para que pessoas de baixa renda possam investir em um negócio próprio. Atualmente, conta com a colaboração de 19 instituições financeiras. Na plataforma do Plano Progredir, além de se inscrever em cursos de capacitação, os beneficiários também podem cadastrar currículos e participar da seleção de vagas de empregos viabilizadas pela rede de parceiros.

Assessoria de Comunicação
Ministério da Cidadania

Informações para a imprensa:
(61) 2024-2266 / 2412
(61) 2030-2649