Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2019 > Setembro > Osmar Terra apresenta programa Município Mais Cidadão

Notícias

Osmar Terra apresenta programa Município Mais Cidadão

Goiás

Cavalcante (GO) será a primeira cidade do País a receber série de incentivos nas áreas da Cultura, do Desenvolvimento Social e do Esporte. Anúncio foi feito em visita à região no último sábado (14)
publicado  em 16/09/2019 15h41
Foto: Clarice Castro

Cavalcante (GO) - O ministro da Cidadania, Osmar Terra, apresentou o programa Município Mais Cidadão no último sábado (14), em Cavalcante (GO), em agenda com o governador de Goiás, Ronaldo Caiado. A medida contempla uma série de incentivos na área da Cultura, do Desenvolvimento Social e do Esporte para beneficiar as regiões mais carentes do País. O programa é inédito e será realizado por meio de parcerias com as prefeituras e o Sistema S.

O município de Cavalcante, no nordeste goiano, é considerado o mais vulnerável do estado de acordo com o Índice Multidimensional de Carências das Famílias (IMCF), levantado pelo Instituto Mauro Borges de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (IMB). O objetivo do governo federal é mudar a realidade de vulnerabilidade social por meio da promoção de festivais de música, de dança, e de audiovisual; de olimpíadas municipais e de ações para geração de emprego e renda, além da inclusão das pessoas com deficiência, entre outras. “Esta região possui necessidades maiores, por isso, o Ministério da Cidadania, obedecendo também a uma orientação do presidente Bolsonaro, está vindo para cá com tudo, com toda a nossa estrutura para organizar e executar um plano rápido de apoio”, afirmou o ministro Osmar Terra.

O governador Ronaldo Caiado falou da necessidade de a região ser a primeira do País a receber os incentivos. “Falei para o ministro das carências e estamos muito orgulhosos de que essa região do nosso estado seja alavancada pelo programa novo do Ministério da Cidadania”, disse.

Representantes dos municípios de Amaralina, Teresina, Colinas do Sul, Monte Alegre, São João D’Aliança, Alto Paraíso e Posse participaram da cerimônia realizada na Câmara de Vereadores. O prefeito de Cavalcante, Josemar Freire ressaltou a baixa capacidade de investimento do município, já que 70% das receitas são comprometidas com folhas de pagamentos. Para ele, o anúncio das intervenções do governo federal representa uma mudança mais do que necessária. “Quando tomamos conhecimento da pesquisa do Instituto Mauro Borges nos apontando como a cidade mais pobre do estado ficamos muito decepcionados, mas agora, com o anúncio do governo federal, vamos começar a ter resultados diferentes e nosso sofrimento poderá chegar ao fim”, explicou.

A secretária nacional de Assistência Social, Mariana Neris, adiantou que técnicos do Ministério da Cidadania estarão nos próximos dias em Cavalcante fazendo um levantamento das vulnerabilidades e demandas da população. Com a integração de ações culturais, esportivas e desenvolvimento social, ela acredita ser possível proporcionar mais autonomia às famílias de baixa renda da região. “Queremos juntar serviços com benefícios para a criação de oportunidades de trabalho para que as pessoas possam, futuramente, depender cada vez menos de programas de transferência de renda como o Bolsa Família”, ressaltou.

Osmar Terra lança programa Município Mais Cidadão (14/9/2019)

Benefício em Cavalcante

O município de Cavalcante possui 736 famílias que recebem o benefício do Bolsa Família. Isso representou, em agosto, o repasse de R$ 115 mil pelo Ministério da Cidadania à população local. De acordo com o ministro Osmar Terra, os recursos necessários para sanar os problemas detectados no município devem ser liberados até o final do ano.

Moradora de um loteamento em Cavalcante, Querleci da Conceição recebe o benefício e acompanhou a cerimônia de anúncio do programa Município Mais Cidadão. Ela espera que o trabalho do governo federal proporcione mais oportunidades para as três filhas. “Deu uma esperança de que as pessoas da comunidade possam ter mais qualidade de vida e chances de viver melhor”, concluiu.

Ao fim do dia, o ministro ainda participou da aula inaugural do projeto de alfabetização de jovens e adultos do Colégio Estadual Elias Jorge Cheim, ao lado do governador.

Por Diego Queijo

Assessoria de Comunicação
Ministério da Cidadania

Informações para a imprensa:
(61) 2024-2266 / 2412
(61) 2030-2649