Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2019 > Setembro > Na Inglaterra, ministro da Cidadania busca parceria com Instituto Britânico de Cinema

Notícias

Na Inglaterra, ministro da Cidadania busca parceria com Instituto Britânico de Cinema

Internacional

Ideia é incrementar essa parceria e investir em talentos jovens para a indústria cinematográfica
publicado  em 27/09/2019 18h47
Foto: Divulgação

Inglaterra – Em Londres, onde será palestrante em um encontro sobre aprendizado na primeira infância, o ministro da Cidadania, Osmar Terra, reuniu-se nesta sexta-feira (27) com a CEO do British Film Institute (BFI), Amanda Nevill, para discutir possibilidades de expandir a parceria já firmada com a instituição. Dentro do acordo de cooperação, que já resultou em seis coproduções com a BFI, Terra pretende ampliar a parceria com interesse especial no modelo inglês de desenvolvimento de novos talentos por meio de cursos que criam oportunidades para jovens de 16 a 18 anos.

O programa da BFI atua em 50 localidades no Reino Unido levando qualificação profissional para jovens que não sabem como ingressar na indústria cinematográfica. O orçamento da instituição britânica é de cerca de 50 milhões de libras investidos na capacitação técnica e desenvolvimento de talentos. "Os talentos estão em todos os lugares, mas falta qualificação técnica. Nós investimos para induzir e criar oportunidades para que esses jovens tenham acesso à indústria cinematográfica, algo que eles nunca imaginaram", afirmou a CEO Amanda Nevill. A British Film Institute mantém o maior acervo cinematográfico do mundo.

O ministro Osmar Terra elogiou o trabalho da BFI na criação de oportunidades para jovens. “O que mais me chamou a atenção foi a possibilidade de buscar novos talentos, a metodologia que eles utilizam para isso. Creio que podemos fazer no Brasil também”, ponderou. Terra falou do edital #amorpelobrasil, ação do Ministério da Cidadania que incentiva jovens de 12 a 18 anos a ingressarem no setor audiovisual, e da ideia de criar uma Escola de Cinema no Brasil. “É um desafio que passa pela descoberta de talentos e pela sua formação. Estamos trabalhando com a ideia de uma escola nacional de cinema e de centros de formação disseminados no País, também, para a busca de novos talentos”, declarou.

Troca de experiências
Na ocasião, o ministro da Cidadania ainda propôs a realização de uma semana de cinema inglês no Brasil e vice-versa, a fim de promover um intercâmbio de informações entre os profissionais das áreas de roteiro, fotografia, montagem, entre outros segmentos, e incrementar a parceria já existente. “O cinema inglês é disseminado e respeitado no mundo todo. Queremos buscar um pouco dessa experiência. Pode ser muito útil para os produtores brasileiros trabalharem com essas parcerias”, afirmou.

Agenda
Além da reunião na British Film Institute, o ministro Osmar Terra visitou a National Endowment for Science, Technology and The Arts (Nesta), onde se reuniu com o CEO da instituição, Geoff Mulgan. Eles discutiram maneiras de desenvolver a economia criativa e modelos inovadores para a gestão de museus. Já na Embaixada do Brasil na Inglaterra, o ministro conferiu a exposição Rhythmic Beats sobre a obra do pintor brasileiro Ivan Serpa.

Seminário Internacional
No sábado e domingo, Osmar Terra participará do seminário internacional “How kids learn” (“Como as crianças aprendem”, em tradução livre), no qual discutirá formas de aprimorar o aprendizado entre as crianças, com outros 29 especialistas de países como China, Estados Unidos, Alemanha e Canadá. O evento é promovido pela Fundação Varkey e será realizado em Ascot, no Condado de Berkshire. No seminário, o ministro apresentará a experiência brasileira com o programa Criança Feliz – que recebeu o primeiro lugar no prestigiado prêmio da Cúpula Mundial de Inovação para a Educação, vinculado à Qatar Foundation. A premiação é uma das maiores do mundo e reconheceu a contribuição do Criança Feliz para lidar com os desafios globais da educação. O programa brasileiro de atenção à primeira infância competiu com mais de 480 projetos de vários países.

Assessoria de Comunicação
Ministério da Cidadania

Informações para a imprensa:
(61) 2024-2266 / 2412