Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2019 > Setembro > 500 crianças e adolescentes do Piauí são beneficiados com hortas pedagógicas

Notícias

500 crianças e adolescentes do Piauí são beneficiados com hortas pedagógicas

PROJETO-PILOTO

A entrega das hortas, instaladas em instituições de ensino, é fruto de parceria entre o Ministério da Cidadania e a Embrapa Hortaliças. No total, R$ 300 mil serão investidos no Piauí e no Maranhão
publicado  em 13/09/2019 12h20
Foto:Divulgação

Cerca de 500 crianças e adolescentes de duas escolas públicas de José de Freitas (PI) serão beneficiados com a entrega de hortas pedagógicas em instituições de ensino. A entrega está sendo realizada durante esta semana nas escolas Tia Amélia (urbana) e José Pacífico de Sousa (rural). O estímulo à alimentação saudável por meio de práticas didáticas é o foco de parceria entre o Ministério da Cidadania e a Embrapa Hortaliças.

Até esta sexta-feira (13), juntamente com as entregas, no Instituto Federal do Piauí (IFPI), localizado em José de Freitas, também ocorre um seminário local para discutir o papel das hortas pedagógicas na segurança alimentar e nutricional do município. A coordenadora-geral de Apoio à Agricultura Urbana e Periurbana da Secretaria Nacional de Inclusão Social e Produtiva Rural (Seisp) do Ministério da Cidadania, Kelliane Fuscaldi, participou das ações no município piauiense. Ela ressaltou a influência que a horta exercerá sobre a alimentação das crianças do município.

"A ação tem o objetivo de promover o consumo de hortaliças entre crianças e adolescentes, visando uma alimentação mais saudável. É uma metodologia com diversas capacitações, que vão desde a técnica de plantio até o uso da horta como ferramenta didático-pedagógica. É um trabalho de educação alimentar, com resultado a longo prazo e que visa integrar toda comunidade escolar, explicou Fuscaldi.

As atividades da semana incluem capacitações para merendeiras, nutricionistas, professoras e alunos, além de atividades práticas nas hortas, com a contribuição dos alunos. A prefeitura local, por meio das secretarias de Educação e de Agricultura, e o Instituto Federal do Piauí, são parceiros da iniciativa.

Saiba Mais

Na metodologia proposta pelo projeto Hortas Pedagógicas, as hortas funcionam como sala de aula aberta e interdisciplinar, nas quais disciplinas básicas e temas transversais podem ser abordados, de forma prática, em todas as etapas do ensino fundamental e médio.

Maranhão e Piauí foram selecionados para implantação do projeto-piloto em virtude de indicadores sociais e econômicos: 97% dos municípios maranhenses e 78% dos municípios piauienses apresentam alguma vulnerabilidade de insegurança alimentar e nutricional.

No total, R$ 300 mil serão investidos nos dois estados, tanto na implantação de quatros hortas – duas já foram instaladas no Maranhão, quanto no desenvolvimento da metodologia e em publicações. A expansão para outros estados está prevista para ocorrer no próximo ano.

Leia mais:
Hortas pedagógicas serão implantadas em escolas do Maranhão 

*Por André Luiz Gomes

Assessoria de Comunicação
Ministério da Cidadania

Informações para a imprensa:
(61) 2024-2266 / 2412
(61) 2030-2649