Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2019 > Outubro > Rede de assistência social de São Paulo recebe reforço de 19 micro-ônibus

Notícias

Rede de assistência social de São Paulo recebe reforço de 19 micro-ônibus

MOBILIDADE

Cerimônia de entrega ocorreu nesta quinta-feira (24), em São Paulo. Ministro em exercício, Lelo Coimbra, participou do evento
publicado  em 24/10/2019 18h40
Foto: Rafael Zart/Ministério da Cidadania

São Paulo/SP - Famílias em situação de vulnerabilidade e pessoas com deficiência atendidas pela rede de assistência social em São Paulo ganharam um reforço na promoção da inclusão. Nesta quinta-feira (24), o Ministério da Cidadania entregou 19 micro-ônibus que irão apoiar os municípios e as entidades sem fins lucrativos que prestam serviços à população. No total, estão sendo investidos R$ 5,3 milhões na ação.

O ministro da Cidadania em exercício, Lelo Coimbra, participou da entrega que ocorreu na capital paulista. Segundo ele, os veículos proporcionam um melhor atendimento à população, além de mais mobilidade e conforto para os cidadãos e para as equipes da rede de assistência social. "É um ônibus que funciona para assistência social, para os Cras [Centros de Referência de Assistência Social], para os Creas [Centros de Referência Especializado de Assistência Social]. Também atende as APAES e Pestalozzis, atende os idosos e atendem a todas aquelas funções de assistência social que são articuladas dentro do Sistema Único de Assistência Social. O MobSuas é um programa de grande relevância e de grande importância que garante o direito de ir e vir na assistência social com segurança, com conforto e com qualidade", avaliou.

O prefeito de Tietê, município a aproximadamente 120 quilômetros de São Paulo, Vlamir Sandei, ressaltou que o micro-ônibus recebido é um grande avanço para a proteção social na cidade. "É uma grande conquista. Vamos poder dar toda uma assistência à terceira idade, e àquele que está em risco social que necessita de um apoio total do município", disse.

Outro município atendido com a aquisição dos carros foi o de São José dos Campos. De acordo com a secretária de Apoio Social ao Cidadão da cidade, Edna Tralli, o veículo também será utilizado para melhor acolher as pessoas que vivem em situação de rua. "Dá acesso, favorece a inclusão das pessoas, como a população de rua. Isso é fundamental para que eles possam se sentir mais acolhidos. Além da questão técnica, acaba sendo um fator motivacional para as pessoas aceitarem ajuda", explicou a secretária municipal.

Rede de assistência social de São Paulo recebe reforço de 19 micro-ônibus  (24/10/2019)

O autor das emendas parlamentares que possibilitaram a aquisição dos veículos, o deputado federal Baleia Rossi, destacou que o Legislativo também tem o dever de garantir melhor qualidade de vida para as pessoas em vulnerabilidade. "Estamos possibilitando que essas famílias que precisam de um atendimento da assistência social tenham mais dignidade, para que possam ter suas demandas atendidas", apontou.

MobSuas

Os municípios contemplados com os micro-ônibus são: Araçariguama, Campinas, Campos do Jordão, Diadema, Franca, Guarulhos, Itaquaquecetuba, Jundiaí, Mauá, Mogi das Cruzes, Piracicaba, Ribeirão Preto, Santo André, Santos, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, São José dos Campos, Sorocaba e Tietê.

O processo de aquisição dos automóveis foi feito de forma centralizada por meio de Ata de Registro de Preços, permitindo redução no tempo e na otimização da compra, além de padronizar os veículos que atendem à população.

Em todo o Brasil, 634 veículos já foram entregues, sendo 295 carros e 339 micro-ônibus. Desse total, São Paulo já foi contemplado anteriormente com 41 veículos, com investimento de R$ 3,9 milhões. Os micro-ônibus são adaptados, com capacidade para 28 passageiros, um motorista e um cadeirante.

Os veículos entregues pelo MobSuas ampliam a mobilidade, a acessibilidade e o transporte de idosos, pessoas com deficiência e demais usuários do Sistema Únicos de Assistência Social (SUAS), bem como das equipes de referência multidisciplinares para a realização das ações, serviços, programas e projetos da assistência social.

*Por André Luiz Gomes

Assessoria de Comunicação
Ministério da Cidadania

Informações para a imprensa:
(61) 2024-2266 / 2412