Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2019 > Outubro > Ministério da Cidadania inaugura Central de Distribuição de Alimentos no sertão do Ceará

Notícias

Ministério da Cidadania inaugura Central de Distribuição de Alimentos no sertão do Ceará

AGRICULTURA FAMILIAR

Espaço será utilizado por agricultores familiares para o abastecimento de escolas e do hospital em Piquet Carneiro (CE)
publicado  em 25/10/2019 20h21
Foto: Ronaldo Caldas

Piquet Carneiro/CE - O Ministério da Cidadania inaugurou, nesta sexta-feira (25), uma Central de Distribuição de Alimentos da agricultura familiar em Piquet Carneiro, no sertão do Ceará. O espaço irá beneficiar 150 pequenos agricultores na armazenagem, manipulação e distribuição. Os produtos comprados por meio do Programa da Aquisição de Alimentos - na modalidade compra com doação simultânea - serão encaminhados para entidades socioassistenciais do município como escolas e o hospital. O investimento do governo federal é de R$ 450 mil.

Um dos beneficiados é o agricultor familiar Francisco Francilino da Silva. Ele é membro da Associação dos Apicultores de Piquet Carneiro (Piquemel) e vende seus produtos por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Segundo Francisco, a instalação da Unidade de Distribuição vai facilitar o escoamento da produção. "Agora vai ficar uma maravilha porque antes os produtores se preocupavam, tinham que saber para onde ficava cada entidade. Agora, com a Unidade, vamos trazer para cá e o município armazena e distribui. Facilita", disse.

Os alimentos adquiridos por meio do PAA vão para entidades como o Centro Municipal de Educação Infantil Maria de Lourdes Damasceno Marques. Lá, são atendidas 317 crianças de 2 a 6 anos de famílias de baixa renda. A diretora Jane Maia Oliveira Silva afirma que produtos como frutas, verduras, carnes e doces de qualidade garantem o desenvolvimento saudável das crianças. "Com o PAA, além de a gente saber onde os produtos são feitos e produzidos, a gente sabe que são nutritivos. E como as nossas crianças são carentes, quanto mais, melhor", enfatizou.

O secretário nacional de Inclusão Social e Produtiva Rural do Ministério da Cidadania, José Roberto Cavalcante, destaca que a Central dará apoio ao PAA para promover a segurança alimentar e nutricional da população, além de auxiliar no armazenamento dos produtos em boas condições de consumo. "Este equipamento é de extrema importância, pois apoia os produtores em toda a logística, no armazenamento e distribuição do alimento, tornando mais eficiente o trajeto do campo à mesa, evitando desperdícios e garantindo que os produtos cheguem nas melhores condições de consumo para as famílias mais necessitadas", ressaltou.

"A Central fortalece as ações do município para atender quem mais precisa e para fazer com que essas famílias tenham a certeza de que seu filho vai se alimentar bem na escola", concluiu o prefeito de Piquet Carneiro, Bismarck Barros Bezerra.

Por Diego Queijo

Assessoria de Comunicação
Ministério da Cidadania

Informações para a imprensa:
(61) 2024-2266 / 2412